quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Pára que ninguem experimenta?

Eu hoje estava traduzindo uma expressão do espanhol que falava sobre "crudo leve y doce", e não sabia como. Fui fazer uma busca, afinal, sobre o que poderia ser petróleo leve e doce. Daí achei esta explicação na net:

"Às vezes os preços da gasolina sobem quando há muito petróleo bruto no mercado, dependendo do tipo de petróleo disponível. O petróleo pode ser classificado como pesado ou leve e doce ou azedo (ninguém realmente experimenta o petróleo, é só como o chamamos)."

Poxa, achei que alguém experimentasse. Se você, por algum motivo, se interessou pelo tema, pode seguir lendo aqui.

Ah, ontem perdi meu laptop. Esqueci no banco de tras do taxi. Tou muito, muito braba. Todas as fotos e videos de um ano e meio fora, fora um dinheira fora...

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

O Cachorro

Hoje ao vir para o trabalho, vi uma velhinha falar com seu mascote:
- Deng yi huan! You che!

Nada como saber pelo menos um pouquinho do chinês. Ela falava ao cão:
- Espere um pouco, vem vindo carro!

O cãozinho voltou para a calçada e esperou pra atravessar a rua. Será que por aqui os caninos entendem chinês?

Antes de qualquer brincadeirinha que possa passar pela cabeça de algum ocidental desavisado, saiba que aqui os bichinhos são muito, mas muito mimados. Todo o mundo tem um cãozinho de estimação. Eles, aliás, são superobedientes, poucos andam na coleira e os donos, invariavelmente, andam com saquinhos pra recolher o coco do chão. A gente anda e anda por vários metros nas ruas, vê centenas de mascotes e tá tudo limpo.

Vou dizer, em termos de cuidados e carinhos entre dono e pet, Beijing é um exemplo bom pra cachorro!

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Air China = Hell in the sky

Este é o singelo nick de um amigo meu. Pergunto por que e ele nada de responder. Meu vôo para o Brasil será via Air China, by the way.

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Aff

Impossível nao constatar que, sim, as pessoas têm problemas. E muitos.

Eu tenho PAVOR de quem tenta ser certinho o tempo inteiro.

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Sabado estarei de casa nova

A terceira aqui em Beijing, a primeira que escolhi com a marida Paula. O apartamento é uma gracinha, no meio do bairro muçulmano da capital chinesa. Os chineses muçulmanos vêm, na maioria, da região autônoma de Xinjiang. O que tem lá... bem, ainda não sei bem, nunca fui.

Mas o que tem aqui de melhor é a culinária daquela região. Já era fã do dapanji, um prato de galinha e massa regado com muito, muito molho de tomate. Sem contar os churrasquinhos de carne de ovelha e os modos como eles preparam arroz, muitas vezes misturados à carne ou legumes, com destaque pra cenoura.

Pois ontem eu e a Paula descobrimos ao lado de casa o kaobaozi, uma maravilha que consiste em minis-pastéis de forno com recheio de carne de ovelha num tempero pra lá de no ponto. Viramos absolutamente fãs. Sem contar o seguinte, no restau, a cerveja é gelada.

Nos avisaram que não teríamos problemas no bairro muçulmano, a menos que gostássemos muito de carne de porco. O maior super da região não vende...

Então, bem-vindos a uma nova viagem dentro da mesma cidade, às vésperas das férias. Tou na contagem regressiva. Falta um pouquinho mais de um mês, bem pouquinho!