segunda-feira, 4 de outubro de 2010

A ilha da discórdia e a desagradável morte do panda

Senkaku (尖閣諸島) ou Diaoyutai (钓鱼台群岛)?

Ambos os nomes referem-se ao mesmo local, um complexo de oito ilhotas inabitadas que soma 6,3 quilômetros quadrados de terra, a 120 milhas náuticas de Taiwan e a 200 milhas náuticas tanto da China continental quanto da porção setentrional japonesa de Okinawa.

Você escolhe quem apoiar e adota a primeira denominação, nipônica, ou segue os preceitos do mandarim e escolhe a segunda. A área historicamente pertence a um e a outro país, conforme a versão adotada. Desde 1970, é questão frequente nas disputas territoriais sino-japonesas por características peculiares, como reservas de petróleo e oferta abundante de pescados. Você vai de kaoyu ou de sushi? Embora o último seja mais famoso em terra brasilis, gastronomicamente eu bem que fico na dúvida sobre qual dos dois é mais gostoso (e, em tempo, kaoyu pode ser singelamente traduzido como peixe assado, mas acrescente pimenta a gosto – e por aqui há bastante gosto).

Falar em temperar, Taiwan gosta de botar um temperinho extra nesse molho e também ... hum, quer ler mais? Acesse www.janajan.com

Nenhum comentário: