quarta-feira, 4 de junho de 2008

Blog de férias

Estou em Hanói, na segunda parada na capital vietnamita para estas férias de 10 dias pelo Vietnã. Desta vez, a parada é rapidinha - cerca de quatro horas. Passo para dizer que o blog ficará um pouco abandonado até o próximo domingo. Eu e a Paula, com quem viajo, estamos indo para uma cidade do interior chamada Sapa, ao norte do Vietnã, perto da fronteira com o sul da China. Lá, com certeza, será difícil encontrar internet...

Voltarei com novidades deste vizinho chinês, um tanto instigador. Conto para vocês um pouco destas férias, mesmo que o tema deste blog seja a China. Bem, o Vietnã teve uma ocupação chinesa ao longo de mil anos. Há influências chinesas para se falar, não é mesmo?

Como estou correndo e sem os apetrechos necessários, fica o post sem imagens - e sim, elas são bem melhores do que descrições minhas...

Agora volto às férias. Antes, uma historinha.

A maioria do povo aqui é budista. No entanto, não hesitam em falar em Deus. Domingo, eu e Paula estávamos na van que nos levaria ao porto de Halong Bay (lembram que nuns posts abaixo comentei sobre as formações de carstes? Ficam em Halong Bay e são realmente impressionantes). Voltando à van, estava um dia nublado e nosso guia resolveu fazer gracinha.

- Telefonei para Deus agora há pouco e pedi que fizesse sol. Ele respondeu que tudo bem. À tarde teremos sol. Ele está com o dia livre para pensar em mudar o tempo, pois hoje é domingo e a mulher e as crianças saíram para passear.

Bem, fez-se silêncio. Eu mesma não entendi a que Deus ele se referia - e caso fosse o cristão, soou um tanto estranho. Esta estranheza entre as culturas é que me motiva a ficar mais e mais pela Ásia e descobrir tanto as diferenças quanto as pequenas "ignorâncias" que temos uns em relação aos outros. Nosso guia, o Kenny, não falou por mal, não cometeu nenhum erro, segundo o que ele conhece ou pensa conhecer sobre nosso Deus.

De qualquer forma, choveu à tarde. E à noite, choveu mais ainda!
:)

Até domingo.

Nenhum comentário: