segunda-feira, 10 de março de 2008

Os dragões hibernam


Bebê vai ao cabeleireiro na cidade de Huaibei, na província de Anhui
Foto: Wang Wen, Xinhua

Segundo dia do segundo mês do calendário chinês: crianças entregues às tesouras e máquinas para cortar cabelo na China. De acordo com a tradição, é no segundo dia do segundo mês do ano que o "dragão levanta a cabeça", ou seja, que acorda depois de hibernar no inverno. Pois, nesse dia, manda a tradição, as crianças têm de cortar o cabelo.

Olha, tradição é coisa bem seria por aqui. A prova é este menino simpático e sorridente da foto de cima. Mal tem cabelo pra cortar e já está todo faceiro entregue à cabeleireira.

Bueno, tem outro detalhe. O meu colega Liu contou que quem corta o cabelo antes desta data (que aliás, ainda não falei, mas neste ano caiu em 9 de fevereiro, domingo) pode provocar algum mal a algum tio materno... Ele, por via das dúvidas, também só cortou ontem as madeixas. Logo: algumas tradições que começam na infância jamais são esquecidas, né?

Falar em datas

Essa vem da cultura russa, aprendida num boteco belga de um bairro boemio de Beijing. Os casais russos evitam, de todas as formas, casar em maio. Maio, sim, justamente o mês das noivas! Por que, perguntei ao meu amigo (como ele era o meu amigo conhecido naquela noite, e com quem não troquei cartões, desculpem a total falta de crédito ao dono da história).

Voltando ao amigo russo. A explicação é simples. O som que designa o mês de maio em russo é bem parecido ao do verbo sofrer (ele me falou ambos, eu não tinha caneta, não anotei, a história vai ficar, pelo menos por enquanto, sem as devidas explicações). Logo, união com sofrimento não é o que mais se espera de um casório. Ele, por via das dúvidas, casou em 27 de abril. Ali, ali, mas evitou maio. Hm... o sofrimento? Não perguntei se ele sofreu ou não, mas ele me contou que já está separado.


Dragões


Agora, seguinte... Eu preciso ler muito ainda sobre cultura chinesa e no que este povo acredita. A história mais legal de hoje foi saber que dragões hibernam no inverno. Que desperdício, né? Com aquele fogo que sai pela boca, poderiam muito bem ajudar no aquecimento das casas e cidades durante os tempos de muito frio aqui!

Nenhum comentário: