sábado, 8 de março de 2008

Sanba para as mulheres


Modelos desfilaram os tradicionais qipao, o nome destes vestidos e cuja pronúncia é mais ou menos assim: tipao
Foto: Divulgação, Agência Xinhua

Calma, não desaprendi totalmente o português. Mas é que "sanba" em terras chinesas é o "Dia das Mulheres". Explicação fácil para o nome: "san" é "três", "ba", "oito". Março é o mês três e o dia das mulheres, hoje, dia 8. Logo, a junção das sílabas "san" e "ba" dá "sanba", ou 三八.

Agora, tem uma questão engraçada, digamos assim. Sanba, em mandarim, também pode significar "chato", "burro" ou designar alguém que costuma espalhar por aí notícias negativas - e falsas - sobre outrem.

Questões fonéticas à parte, comemora-se na China o 98 Dia da Mulher. Ontem mulheres estrangeiras que estão em Beijing - ou parte delas, como jornalistas, empresárias, diplomatas, mulheres de diplomatas - foram recepcionadas no Grande Salão do Povo, palco de decisões políticas e encontros importantes no coração da capital, a praça Tiananmen, ou Praça da Paz Celestial.

Quem falou às presentes, foi a vice-presidente do Comitê Permanente da Assembléia Nacional Popular, Gu Xiulian. A mulher com mais prestígio na política do país destacou problemas que são tão caros a nós: a preocupação com a saúde da mulher - a expectativa de vida delas por aqui é de 75,25 anos - e o incremento da força de trabalho feminino na economia chinesa. Hoje, são 347 milhões de mulheres empregadas, ou 45,4% do total.

A recepção, no entanto, foi pouco focada nas questões econômicas ou políticas, e após as boas-vindas de Gu, o que se viu foram desfiles com roupas típicas. Primeiro, de regiões da China, como Mongólia e Tibet, além dos tradicionais Qipao, estes vestidos lindos vermelhos que vocês vêem aí em cima. Em seguida, árabes, africanas, latino-americanas e mulheres do sudeste asiático mostraram seus trajes típicos, mostrando o colorido das roupas. Roupas com muito pano. Fiquei pensando se alguma brasileira não poderia ter vindo com fantasias de carnaval. O samba seria outro!

Nenhum comentário: