terça-feira, 11 de março de 2008

O Velho Dragão e o Mar


Cabeça do Velho Dragão é a parte mais ao leste da Grande Muralha
Foto: Jana Jan/China in Blog

Eis que a Grande Muralha encontra o mar. Na seção mais ao leste, lá está a Cabeça do Velho Dragão, 23 metros água adentro. Pra visitar o local, basta ir até a cidade de Qinhuangdao, uma das sedes das competições de futebol durante a Olimpíada.

A cerca de 280 quilômetros de Beijing, a cidade litorânea abriga também Shanhaiguan, o local onde está incrustrada a Última Passagem Antes do Paraíso, nome sugestivo para uma fortificação erguida em 1381 para barrar os inimigos que tentassem invadir as antigas capitais chinesas - a própria Beijing e Xi'an.

A região é ponto turístico na China, e a melhor época para visitar, e aproveitar para um banho de sol e/ou de mar, é entre maio e setembro. Mas muito guia de turismo alerta: cuidado! Julho e agosto são meses de férias, quando muitas famílias buscam o ar mais fresco para aliviar o calor do verão. Quem vier à China para curtir a Olimpíada, bem, virá em agosto. Tudo bem, sem sustos. Eu estive por lá em julho do ano passado (ou seja, alta temporada) e foi bem tranqüilo visitar os locais. Vamos falar mais um pouco sobre eles, então.

A primeira parada foi a fortificação. Os 12 metros sobre os quais a torre foi implantada impressionam. É na entrada da torre que se lê o nome: Última Pasagem Antes do Paraíso - ou Tianxia Diyi Guan - em caracteres de 1,6 metro de altura. Protegidos pelas paredes, era de lá que os arqueiros buscavam combater os inimigos. De norte a sul, 68 "janelas" na torre garantiam a mira sem tanta exposição.


Foto: Jana Jan/China in Blog
A placa com a caligrafia original de Xiao Xian está dentro do forte, protegida das mudanças climáticas

Depois desta parada, chegou a hora de eu conhecer o primeiro pedaço da Grande Muralha: a tal Cabeça do Velho Dragão - ou, para quem quer afiar o mandarim, Lao Longtou. O local estava cheio de turistas. Além do óbvio interesse histórico, muita gente aproveita a região para curtir a areia, comer frutos do mar, brincar com a família e mesmo tomar uma cerveja.


Foto: Jana Jan/China in Blog
Fortifição tem 68 janelas para arqueiros se posicionarem para mirar inimigos

Se o interesse for apenas cultural, prato cheio. Antes de acessar a parte da muralha propriamente dita, é possível ver a réplica de um acampamento militar de proteção. Há a sala das reuniões militares - com estátuas em tamanho real que imitam uma reunião de generais -, esquemas de guerra pintados pelas paredes, além de toda a reconstrução da estrutura necessária para um QG: cozinha, sala de armazenagem de alimentos, quartos, baias e até celas para prisioneiros. Bom, depois o negócio é andar um pouquinho sobre a Grande Muralha. Quem ainda não teve o prazer, pode curtir um pouco o clima na foto acima. Ah, o local está bem conservado porque foi todo reformado. Isso em 1987.

Nenhum comentário: