segunda-feira, 1 de junho de 2009

Um dia em branco

Os dias que precedem a quinta-feira 4 de junho de 2009 são de expectativa na China. Governo e dissidentes, gente ligada ao movimento dos estudantes de há 20 anos, esperam que o dia passe em branco. Enquanto o primeiro apenas no sentido figurado, o segundo, literalmente.

Um dos líderes de 1989, Wang Dan, deu início a uma campanha via web desde Taiwan, onde vive atualmente, para que as pessoas vistam branco na parte continental no dia 4. O branco, que na visão ocidental é a cor da paz, por aqui simboliza luto. Wang, preso por duas vezes após os protestos e finalmente exilado nos Estados Unidos em 1998, ganhou ecos de outros nomes não queridos por aqui, como o do blogueiro Michael Anti.

Anti teve o blog derrubado pela Microsoft devido ao conteúdo em 2005. Hoje, via twitter (http://twitter.com/mranti) também pediu que as pessoas vistam o branco na quinta. Para ele, aliás, tais pedidos via serviço do microblog podem terminar em breve. Segundo ele, o twitter ainda só é o twitter na China porque os sensores ainda não se deram conta de o que ele pode significar. Ou signifca.

Nenhum comentário: