Há um dia
quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009
O Festival das Lanternas
Mais uma celebração chinesa se aproxima, o Festival das Lanternas, ou YuanXiaoJie (元宵节). Na tradução é algo como Festival da Noite do Primeiro Mês Lunar. Na prática, a comemoração se dá no 15°dia após o início do ano (ano segundo o calendário chinês, claro), quando ocorre a primeira lua cheia. É a data que encerra as festividades do Festival da Primavera (pra quem ainda não sabe, o Ano-Novo Chinês).
Neste dia, e durante a noite, as pessoas celebram carregando lanternas, cujo nome em chinés é tùzidēng (兔子灯), muitas das quais contêm espécies de enigmas, escritos em papéizinhos e que, se decifrados, trazem desejos de boa sorte. Estes bilhetes são chamados cāidēngmí (猜灯谜). Também é a data para comer bolinhos de arroz doce, chamados justamente de yuanxiao.
Bueno, será a partir desta noite que os fogos de artíficio irão parar de vez, não sem antes, claro, uma bela saraivada de luzes e estampidos - e estrondos. É certo que agora pouco se percebem espocares na cidade de Beijing, mas, de qualquer forma, o Festival das Lanternas será a última chance para fazer isso. Neste ano, a celebração será no dia 9, próxima segunda-feira.
Hoje as pessoas vão aos parques e às ruas. Talvez seja legal dar uma espiada para ver o que está acontecendo. Tomara que não seja super frio, mas até acho que não.
A origem do festival remonta mais de 2 mil anos, no entanto, várias lendas tentam contar como ele surgiu. Fato é que após a lua cheia, os agricultores se voltavam ao cultivo. Seria, então, também o momento para pedir boa sorte na plantação, antes de botar a mão na massa. Uma simbiose entre crença, natureza e festividade. Afinal, como eu contei no início do post, o YuanXiaoJie acontece na primeira noite de lua cheia do novo ano.
Ah, tem um detalhe. O festival também ganhou uma conotação romântica. É que durante a China feudal, moça não saía de casa. A exceção era justamente o festival, quando elas tinham oportunidade de conhecer rapazes. E eles, claro, de conhecê-las. Como a data marcava esta minialforria, passou a ter também um caráter de dia dos namorados.
***
A imagem, roubada daqui, mostra um trabalhador de Zhengzhou enfeitando a cidade para a celebração com as lanternas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário