sexta-feira, 4 de setembro de 2009

A volta no tempo em 60 anos

A televisão chinesa mostrou um pouco do primeiro grande ensaio para a parada de 1° de outubro, que irá celebrar os 60 anos da República Popular da China em Beijing. Se você achou a abertura da Olimpíada bacana, prepare-se para algo mais grandioso. Afinal, são 200 mil envolvidos no espetáculo, algo um tanto pop nas paragens comunistas. As paradas grandiosas, eu digo.

A coisa consiste em disciplina e muita gente reunida pulando, cantando, marchando, tocando, levantando bandeira, papelzinho e cartaz de forma coreografada, em resultados de sons, cores e movimentos que deram vida ao Misha, por exemplo, o mascote fofo da então União das Repúblicas Soviéticas Socialistas na Olimpíada de 1980. Bem, se você não sabe o que é o Misha, também não deve saber o que é a URSS, então deixa pra lá. Ou deixa pra China.

O que se espera do espetáculo do dia 1° é justamente uma volta no tempo - e você terá o gosto de o que é uma parada histórico militar comunista, a 14ª na história da China e a primeira em 10 anos. Você e eu, que nunca vi. Não espero nada menos do que grandiosidade e disciplina, mas sem muita inovação. É certo que haverá 60 carros alegóricos, o que até me assusta, dado o gosto por muitas vezes duvidoso daqui, que pode resultar num grande carnaval. Mas acho que não, acho que a busca será pelo simples e plasticamente interessante. Estamos falando de Zhang Yimou, e você deve ter visto o Clube das Adagas Voadoras (e se não viu, dá tempo).

Tecnologia mesmo ficará por conta da demonstração das Forças Armadas, estas devem vir para impressionar, não pela beleza junto à simplicidade, mas pelo poder. Tipo algo para se orgulhar dentro de casa e mandar recado para os que estão de fora. Taiwan é da China, viu pessoal. E não se fala mais nisso. Ou eles não querem que se fale mais nisso.

Abaixo segue um link com imagens do ensaio, com áudio em chinês. Se você não fala mandarim, desencana de tentar pegar algo, mas curte o que está por vir. Aliás, o próprio Zhang falou pouco depois da abertura da Olimpíada de Beijing que somente com chineses conseguiu dirigir um espetáculo como o de então, devido ao grau de compromentimento e destreza. Meu palpite é de que 8 de agosto de 2008 foi só um teste.

http://video.sina.com.cn/news/c/v/2009-08-31/081243984.shtml

Um comentário:

Anônimo disse...

Não era "União das Repúblicas Soviéticas Socialistas", mas "União das Repúblicas Socialistas Soviéticas".

Beijoca, fofa.