segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Aperta o play

Tranquilidade vigiada from Janaína Camara da Silveira on Vimeo.



Aí em cima, você verá um pouco das minhas impressões sobre os uigures em Xinjiang. E as suas, quais são? Para relembrar, o texto de introdução deste vídeo.

A vida em Urumqi, capital de Xinjiang, insiste em manter a rotina ainda que a explosão de violência étnica de 5 de julho de 2009 tenha deixado não apenas 197 mortos, mais de 1,6 mil feridos e incertos 2 mil presos - há gente que diga que é mais -, mas tenha reacendido questões como racismo, intolerância e clamor por mais direitos.

Xinjiang é a terra da minoria chinesa uigur, de origem turca, há séculos anexada à China, apesar de momentos de resistência. O status atual, de Região Autônoma Uigur, data dos tempos do maoísmo e agrega um componente novo, a chegada de muitos migrantes da maioria chinesa han, uma das principais causas de descontentamento dos moradores locais, que se sentem preteridos nas esferas sociais, educacionais, de governo e de oportunidades de avanço econômico.

Mas este vídeo é um recorte do traço espontâneo dos uigures, não pretende ser uma aula político e sociológica sobre a região. É só um convite às maravilhas do mundo tolerante ante as diferenças.

Nenhum comentário: