terça-feira, 10 de novembro de 2009

O quinto panda marrom e branco

O quinto panda marrom e branco foi visto no domingo retrasado, 1° de novembro, na reserva chinesa de Foping, na província de Shaanxi, que fica no noroeste da China e cuja capital é Xi'an, sim, a cidade aquela dos guerreiros de terracota.

O "dono" do achado foi o engenheiro Liang Qihui, que trabalha na reserva. O quinto pandinha conhecido a trocar o preto pelo marrom teria cerca de dois meses e ainda estaria recebendo cuidados da mama panda.

Até hoje, há três hipóteses sobre os pandas de cor mutante. Eles estariam retornando às cores dos ancestrais, seriam uma variação do atual grupo ou, ainda, resultado das mudanças climáticas nas montanhas Qinling, onde vivem. Aliás, os três primeiros exemplares foram encontrados nesta mesma reserva, a Fonping, em 1985, 1990 e 1991. O último havia sido avistado em 1992, na reserva de Changqing, também na província de Shaanxi.

Fotos eu não achei, mas garanto que continuam fofinhos. Oficialmente, o governo chinês afirma que o país tem mais de 1.750 pandas, 180 dos quais vivendo em cativeiro.

Nenhum comentário: