quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Uns livrinhos chineses na biblioteca

E de repente pintou uma curiosidade sobre a China, ou é hora de vir para cá. Depois de já ter percorrido a internet, o melhor é correr à livraria mais próxima e mais barata para dar uma geral nos livros. Há vários títulos publicados, mas alguns podem dar boas pistas sobre o país. Fiz esta lista a pedido de um amigo e aproveitei a deixa para publicar aqui. Todos os títulos estão disponíveis em português.

Livros dos amigos
O Felipe Machado escreveu no ano passado um livro tri divertido sobre a China, Ping Pong, sobre a cobertura da Olimpíada. Mas tem muito aspecto de Beijing, do cotidiano ali, acho que ele pescou direitinho. Uma delícia de ler, e ainda tem endereços dos lugares que ele visitou. Serve como um guia. 

A Cláudia Trevisan escreveu recentemente Os Chineses (imagem de reprodução da capa), que dá um panorama histórico bem legal, além de explorar aspectos atuais, contemporâneos, cotidianos e culturais. Li em dois dias. É o primeiro livro do gênero escrito em português, por uma brasileira. Ótimas sacadas e comparações entre os dois países.

Memórias
Os cisnes selvagens é um clássico, fala de três gerações de mulheres, da era pré-Mao à era Mao, que conta a história da Jung Chang, escrita por ela mesma, de sua mãe e de sua avó.

Caminhos da China, do jornalista norte-americano John Pomfret é uma mistura das lembranças do autor à vida de cinco colegas dos idos de 1978 retratadas a partir dos relatos já nos anos 2000. Foi um jeito bem peculiar de acompanhar as mudanças da China. Curti o livro.

Adeus, China, do bailarino Li Cunxin, fala da vida durante o maoísmo, de o quanto ele curtiu o mundo lá fora, de como foi difícil abandonar a família, de vários aspectos provocados pelo comunismo no país, à época em que ele era bem mais fechado que agora. Tem este toque de arte, porque o cara é bailarino, fala de relações interpessoais e diferenças culturais, educação, treinamento, e por aí vai.

História
China, Uma Nova História é um livro pesadão, coxudo, de história mesmo, mas é o primeiro quando se pensa em referência, escrito por John King Fairbank e Merle Goldman. Tipo, os sinólogos bambambans, saca.

Literatura
O complexo de Di, de Dai Sijie, o mesmo autor de Balzac e a Costureirinha Chinesa (que virou filme), conta a vida de um psicanalista chinês que viveu na França por 10 anos. Apesar de ser romanceado e não deixar isso claro, é a história real de Huo Datong, o próprio psicanalista, o primeiro a introduzir a psicanálise na China, em 1996, se não me engano, na província de Sichuan, a mesma atingida pelo terremoto do ano passado.

Biografias
Mao, A história desconhecida, da mesma autora de Cisnes Selvagens, traça um Mao de uma maneira extremamente pessimista, com um olhar que por vezes beira o ódio. Mas é um livro interessante, escrito junto ao marido da Chang, Jon Halliday

Vida Privada do Camarada Mao, escrito pelo médico pessoal do timoneiro, Li Zhisui. Ou seja, prato cheio para saber os segredos do fundador da Nova China.

Jornalismo
A China sacode o mundo, de James Kynge, traz uma série de textos com viés mais econômicos, mas super bem escritos e que te puxam pra próxima história, contando um pouco do milagre perpetrado pelo poder central de Beijing.

Nenhum comentário: