segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

A Ásia e o futebol

Mianmar quer um novo técnico de futebol, depois da saída do brasileiro Marcos Antônio Falopa, de 59 anos, que deixou a seleção masculina do país em dezembro após ter fracassado em levar a equipe adiante na Copa Suzuki da Federação de Futebol da Associação das Nações do Sudeste Asiático no ano passado.

Achei interessante, espraiamos conhecimentos futebolísticos pelo mundo, mas eu, ainda que não seja a maior fã do esporte, tão pouco sei sobre o que se passa nos campos aqui da Ásia.

Daí que fui atrás da página da Confederação de Futebol Asiática (AFC, na sigla em inglês). Além da separação por regiões do continente, eles tem três categorias de seleções, as desenvolvidas, as em desenvolvimento e as emergentes. A China está no grupo de elite, assim como o Japão.

Na ponta de baixo, as equipes têm desde 2006 a AFC Challenge Cup, uma competição que reúne os tais times emergentes do continente, um grupo simpático que reúne Tadiquistão, Afeganistão, Nepal, Sri Lanka, Paquistão, Taipei Chinesa, Guam, Filipinas, Butão, Brunei, Quirguistão, Laos, Camboja, Palestina, Macau e, claro, Mianmar - a antiga Birmânia .

Olha, na edição de 2008, o time capitaneado pelo brasileiro Falopa até nem fez feio, chegou em quarto lugar, após perder a disputa pelo terceiro posto para a Coréia do Norte, num jogo que terminou em 4 a 0 (pros coreanos, vocês entenderam, né. Eles, aliás, haviam sido convidados pro evento). A final foi entre Índia e Tadiquistão - o primeiro, time convidado -, e os donos da casa, os indianos, acabaram levando a taça após derrotarem os adversários por 4 a 1.

Em 2010, a Índia voltará a sediar o evento. A ESPN passa o torneio. Eu, se fosse você, já iria me preparando pra conhecer as estrelas dos emergentes times asiáticos.

Guam

Minha ignorância geopolítica mundial me fazia até agora solenemente ignorar a existência de Guam, uma base naval norte-americana da Oceania, na ponta sul das Ilhas Marianas. O posto estratégico parece um pedacinho de paraíso, com o chamorro e o inglês como línguas oficiais.

Como um bando de outras ilhas no Pacífico, por ali aportaram portugueses e espanhóis e é desta segunda cultura que se importaram algumas palavras e a maioria católica da região - fato que os faz comemorarem fiestas e celebrarem nobenas. O único detalhe é que nós brasileiros - e mais um montão de gente de diversas outras nacionalidades - precisa do visto norte-americano pra ingressar lá.

Voltando ao futebol, pelo menos na internet

O site da Confederação de Futebol Asiática tem versões em inglês, árabe, chinês simplificado, chinês tradicional, híndi, japonês, russo, coreano e persa. E o incrível é como muda o visual de cada uma das páginas. Impressionante!

Nenhum comentário: