terça-feira, 5 de maio de 2009

Cliques

O movimento de 4 de maio, sobre o qual falei no último post, levou pouca gente às ruas, mas ainda assim quem foi fez barulho e alguns líderes chegaram a ser presos. A sacudida foi suficiente para acordar uma parcela intelectual da população que daria início ao movimento que desembocaria na fundação do Partido Comunista da China. Mas isso tudo a gente já viu ontem.

O que a gente ainda não tinha visto por aqui eram fotos da época. Então seguem duas, emprestadas do blog ilishi.com, que traz imagens antigas principalmente da China, mas também de outros acontecimentos marcantes mundo afora.


Neste clique, os revolucionários empunham duas bandeiras do primeiro período republicano chinês. Em tempos de governo central enfraquecido e tentantivas de volta ao império, era importante lutar pela democracia por meio da legitimação da república


Os estudantes de universidades conceituadas da China, especialmente a Universidade de Pequim (北京大学, Beijing Daxue, ou 北大, Beida) saíram às ruas da capital

Hoje, no meu parco mandarim, consegui entender que há registros de maio de 1968 em Paris.



Curti mesmo esta série de Suzhou, cidade conhecida pelos mais belos jardins da China. Os cliques são da década de 1980 e copio um aqui abaixo, mas sugiro fortemente todas as fotos. Os flagrantes da vida cotidiana de quase 30 anos são divertidos, e trazem um pouco do que era a moda e o estilo da época (e também lembra que estou velhinha)



Bueno, já que o tema que originou este post são os estudantes de 4 de maio de 1919, aqui vai o link para as imagens.

***

A China através das lentes de John Thomson - 1868-1872

Falando em fotos antigas, o Museu de Arte de Beijing exibe até 18 de maio A China Através das Lentes de John Thomson - 1868-1872. Thomson é um dos pioneiros do fotojornalismo. Nascido em 1837 em Edimburgo, na Escócia, mudou em 1862 para Cingapura e dali empreendeu diversas viagens asiáticas.

Quatro anos mais tarde iria viver em Bangcoc, capital tailandesa, e em 68 adotaria a então colônia britânica de Hong Kong, onde começou a estudar a cultura chinesa e a fazer viagens curtas à província vizinha de Guangdong. Em 1870, iniciou uma expedição pelo continente, que o levou até Fujian, no sudeste do país, passando pela então capital imperial, Beijing.

A viagem rendeu ao fotógrafo a alcunha de China Thomson na volta à Europa. E, claro, vários registros da época. A exibição que agora está em Beijing traz 150 imagens. A BBC preparou um slideshow com algumas delas, para quem tem preguiça de ir até o museu. Quem não tiver, siga o mapa. O museu fica na Fuxin Lu, número 9A, no Distrito Haidian.

Depois da capital chinesa, as fotos serão expostas em Fujian, de 14 de junho a 16 de agosto, em Guangzhou, de 26 de agosto a 27 de setembro, em Dongguan, de 3 de novembro a 2 de dezembro e, depois, no World Museum de Liverpool, em comemoração ao Ano Novo Chinês.

2 comentários:

kika disse...

ai que ótima a informação de que a exposição vem tanto pra guangzhou quanto dongguan :)
já tinha visto o slideshow da bbc, mas nem fui atrás de detalhes.
grata ;D

Jana Jan disse...

Gostei também desta coisa itinerante. E o tal Thomson era O cara. Mal havia máquina, era caríssimo fazer as imagens e o cara se bandeou pra Ásia. E tem gente que se impressiona com a gente, nos chama de corajosas. Pfff