segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Celular, super e foguetório



Vê se alguém aí já passou por isso: você passa o dia inteiro sem receber ligações. De repente o bendito celular se manifesta! Você corre para atender e quando atende… a pessoa desliga. Afinal, é um amigo que estava sem créditos no telefone pré-pago e quer que você ligue de volta. Soou familiar? Pois é, isso não acontece por essas bandas. O carinhosamente apelidado “celular pai-de-santo” não funciona por aqui. Só faz ligação quem tem crédito. E só recebe quem também tiver. Isso porque as ligações são pagas pelos dois. É legal, né? Pra longe com o povo do “toquezinho”!

Claro, sempre tem algum desvantagem. Para receber chamadas internacionais a gente também paga. Daí pra falar com a minha mãe coruja, quando ela liga para o celular, tem que ser bem rapidinho… Mas beeeeeeeem rapidinho mesmo.

***

Se gaúcho toma muito chimarrão, chinês toma muito chá. Mas muuuuuito chá mesmo. O tempo inteiro. Pensando bem, chinês toma muito mais chá do que os gaúchos tomam chimarrão… Enfim… E determinados mercados têm produtos específicos. Não se vende esqui no Equador, não é? Aqui fiquei impressionada a primeira vez que vi uma prateleira de garrafas térmicas no supermercado. E é assim em todos os supermercados que eu entrei até agora. As opções são muitas e tem garrafas de todos os tamanhos. É bonitinho de ver no trabalho todos os chineses com sua garrafinha de chá. Fora os taxistas, os vendedores, o verdureiro…

Mais uma coisinha antes de ir embora. O supermercado é sempre um grande mistério. A maioria das coisas não faço idéia do que seja (fora aquelas que eu faço idéia e acho, no mínimo, estranho). Fazer compras no super acaba sendo uma aventura de vez em quando. Cansei de pegar iogurte jurando que fosse leite. Ou linguiça, tipo salame, e ser surpreendida por um sabor beeeeeeeem adocidado (os chineses adoram… mas com isso meu paladar ainda não se acostumou). Hoje fui de novo. E queria achar uma sopinha instantânea… Uma vez comprei tempero no lugar… Dessa vez peguei uma embalagenzinha diferente (bem diferente) do que estava habituada a ver no Brasil, mas, pelo desenho da embalagem e das instruções no verso tem tudo pra ser sopa… ai, ai… será que errei de novo, hein?

A propósito: O foguetório ainda não acabou… Ontem às 2h era um barulho ensurdecedor, hoje às 8h também e agora (20h) eu mal consigo escutar a música que coloquei no meu computador (no volume máximo). Mas o colorido na janela tá lindo!

Paula Coruja

Nenhum comentário: