segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Hein? Final de ano??

Oi, gente! Ni hao!!!

Cheguei para me apresentar. Sou a Paula e ficarei com vocês durante as férias da Janaína. Histórias não faltam por aqui e espero conseguir contá-las com toda a maestria que a Janaína o faz. E a participação de vocês é tri importante. Então, não se acanhem e soltem o verbo ali nos comentários!

****

Se no Brasil o ano só começa de verdade depois do carnaval, aqui na China só depois do Ano Novo Lunar (a Jana até explicou isso antes, lembram?). É impressionante como tudo fecha por aqui. O feriado começa na quarta-feira, dia 6, mas desde sábado já é possível ver lojas e outros serviços de portas fechadas, todos avisando que tudo estará reaberto depois do dia 13 de fevereiro.

Mas estranho mesmo para quem chegou por aqui há pouco tempo, como eu, é ver todo mundo tratando janeiro e fevereiro como final do ano! Já achava estranho fazer aniversário no início do ano quando estava no Brasil (completei 27 anos aqui em Beijing, no último dia 17) porque estão todos na praia ou de férias, mas pensar que meu aníver foi no final do ano é ainda mais estranho. Pela coincidência dos períodos do carnaval e Ano Novo Lunar, tentem se imaginar falando (sério) sobre fevereiro como final de 2007! Parece que alguma coisa fica fora do contexto.

Mas como a gente acostuma com hábitos, comidas e fusos, com isso a gente acostuma também. E é até capaz de ter conversas como essa:

- Nossa, o supermercado estava lotadíssimo. A fila era tão grande que nem consegui pagar, deixei tudo lá e saí – disse um colega chinês aqui do departamento.

- Pois é, fim de ano é assim mesmo... – comentei.

Bom, que chegue o ano do rato!

Paula Coruja

Nenhum comentário: