quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Shanghai volta a crescer


Montão de gente: A foto ainda é da celebração do Ano-Novo chinês, quando muitos visitaram a decoração especial do parque YuYuan, em Shanghai
Foto: Jana Jan

Esta eu não sabia: a taxa de crescimento populacional de Shanghai, centro financeiro da China, voltou a crescer em 2007 depois de 15 anos com índices negativos.

"Hein?", pensei eu, ao ver a matéria ontem na Xinhua.

Isso mesmo, depois de 15 anos sem que a população crescesse - o que, simplificando, significa que o número de nascimentos é menor do que o número de mortes -, 2007 registrou um modestissimo 0,01%. Na China, é comum se dizer e todos repetirem, os números são grandiosos, o país só cresce, é gente por todo o lado, povo se batendo a cada esquina... Como assim, taxa negativa de crescimento populacional?

Assim, ó: Desde 1993, Shanghai registrava as tais taxas negativas devido à lei instituida na década de 1970 sobre planejamento familiar. Conhecida em quase todo o mundo, a lei chinesa limita o número de filhos por casal, além de encorajar casamento e gravidez tardios. Regra geral, cada par pode ter um filho. Nas zonas rurais, este número sobe para dois. Em casos especiais, como quando o filho nasce portador de deficiência, tambem é possível ter mais um bebê. Pouco filho, freio no crescimento populacional - aliás, justamente o motivo da criação da lei.

Agora, outro detalhe sobre a legislação: casais em que ambos os cônjuges sejam filhos únicos podem ter dois filhos. Resultado? Expectativa de um boom de bebês a partir de agora. É que é assim: a legião de filhos únicos nascidos a partir da década de 1970 começou a casar. Filho único mais filho único: casal com direito a dois bebês! Pronto, segundo a especialista demográfica de Shanghai Xie Lingli, a partir de agora, mais famílias terão quatro membros. O índice registrado ano passado em Shanghai, reforça ela, já sustenta esta tese.

Em tempo

Tá, em algumas horas, há gente se esbarrando em determinados locais. Mas você já foi a final de campeonato do seu time favorito, a um show de rock de algum astro, já pegou o metrô na estação Niterói, em Canoas, às 7h ou às 18h? A China tem muita gente se esbarrando o tempo inteiro em alguns locais, em alguns horários. Sabe que em muitas horas eu acho aqui mais tranquilo do que grandes cidades, como São Paulo, por exemplo? Então, por mim, estaria na hora de cair este preconceito de que não dá pra ficar sozinho por aqui. Não dá aqui e não dá em qualquer outro grande centro urbano, ora pois. Nem na Estrada do Mar ou na Freeway em domingão na volta pra cidade no verão!
;)

Nenhum comentário: