domingo, 10 de fevereiro de 2008

Uma cidade aberta a todos

A Cidade Proibida é um dos passeios obrigatórios a quem vem a Beijing. Quem chegar por aqui na época da Olimpíada pode reservar uma tarde para passear na antiga moradia de imperadores. A Cidade Proibida esta localizada no coração de Beijing, bem em frente à Tiananmen, a Praça da Paz Celestial. Foi uma das primeiras coisas turísticas que conheci. E adorei


De proibida não tem mais nada
Foto: Iugo Urakami, especial

A construção da cidade começou em 1406, com o imperador Yong Le, da dinastia Ming e levou 15 anos para ficar pronta. Precisou de 100 mil técnicos e um milhão de trabalhadores. Depois disso outros imperadores das dinastias Ming e Qing fizeram ampliações, mas não mudaram o aspecto da cidade. Por 491 anos serviu de palácio imperial para duas dinastias e 24 imperadores. É um lugar que exala história.


De alguns palácios e templos dentro da Cidade Proibida da para ter uma vista bem bonita de Beijing
Foto: Paula Coruja

É uma construção imponente, que ocupa uma área total de 72 hectares em pleno centro de Beijing. Ela é circulada por um muro de dez metros de altura e um fosso de 52 metros de largura, num total de 3800 metros. A Cidade Proibida esta dividida em duas partes: uma externa, que servia para grandes cerimônias e eventos do país, e o interior do palácio, propriamente dito, que servia apenas ao imperador e a família. A parte externa, inclusive, é gratuita para visitar. Quando eu fui tinha até uma exposição de arte nessa parte.


A parte da externa da Cidade Proibida você pode visitar gratuitamente
Foto: Iugo Urakami, especial


Esse amarelo dos telhados é lindo, vocês não acham?
Foto: Paula Coruja

Uma das coisas que mais me encantou ao andar pela Cidade Proibida é prestar atenção nos telhados. São todos de um amarelo único, muito bonito. Alem de serem ornamentados por figuras de animais. Dizem que a cor amarela, antigamente, era usada exclusivamente pelo imperador. E era uma grande honra quando ele presenteava alguém com alguma coisa de cor amarela. E que a quantidade de pequenas estatuas de animais revela a importância daquele palácio. Para mim, um espetáculo de cor a parte.


Esses são os animaizinhos que eu falei antes
Foto: Paula Coruja


Pela lógica esta deve ser uma parte muito importante do complexo... 10 animais... Ah, vocês conseguem ver as pipas ali no céu?
Foto: Iugo Urakami, especial

Reforma

Foto: Iugo Urakami, especial

Desde 2003 que a Cidade Proibida passa por uma restauração que, no total, deve durar 19 anos, com um investimento total de cerca de US$ 273 milhões. A parte central deve ser concluída ainda este ano. Mas não tem problema. Ha muito a ser visto. Fora que quem vier para a Olimpíada poderá conferir como ficou essa parte reformada E vale à pena. Pode ter certeza.


A Cidade Proibida é todinha circundada por este fosso. No inverno fica assim... congeladinho
Foto: Paula Coruja

Paula Coruja

Nenhum comentário: