quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Polícia para quem precisa


Hoje pela manhã fui visitada por quatro moços vestidos como este de preto
Foto: Duan Zhuoli, Xinhua

Querido estrangeiro (não-chinês, digo eu) que pretende morar na China ou mesmo passar uns dias aqui na casa de alguém, amigo, parente, parente do amigo, amigo do parente: faça o registro de estadia na estação de polícia mais próxima.

Assim que pisei aqui, a Li Wei, responsável pelos brasileiros na Xinhua insistia e insistia para que eu fizesse o tal registro. A lei chinesa manda assim: 24 horas após a chegada, NO MÁXIMO, é necessário fazer o registro. Para tanto, é preciso comprovante da imobiliária sobre o apartamento que tu estás alugando ou, no meu caso, ir acompanhada do dono do imóvel (meu aluguel não tem intermediário). Óbvio que me enrolei da primeira vez...

Com a chegada da Paula a Beijing, a moça esta com quem divido a casa e o blog, nos mudamos. De novo, ir à polícia fazer novo registro de endereço. A multa para quem não cumpre o procedimento é de 500 yuans, pouco menos de R$ 120. Fizemos, as duas, o tal novo registro depois de bastante insistência - e paciência - da Li Wei. Pois bem...

Hoje estava eu em casa me recuperando de uma gripe pós-férias, a Paula no trabalho, ouço batidas fortes na porta.

– Deng yi xia, deng yi xia (等一下,等一下) - gritei eu, num esforço pra tentar dizer um "espere um pouco".

Em vão. Batidas incessantes até eu abrir a porta e dar de cara com quatro guardinhas uniformizados como este aí de cima. Pronto! Não é que eles vêm mesmo pedir os documentos? Chegaram perguntando se havia mesmo duas brasileiras morando aqui, onde estava a outra, eu perguntando se alguém falava inglês, um deles dizendo que sim e continuando a falar chinês, pois meu chinês era muito bom, segundo ele.

Educadamente, convidei os quatro homens da lei para entrarem, caso quisessem, eles disseram que não, catei meus documentos, olharam, conferiram os dados, cruzaram com outros que tinham impressos em uma folha de ofício, agradeceram e foram embora. Não sem antes eu ter notado que o guardinha que falava comigo e supostamente saberia inglês, tremia como vara verde. Achei estranha a situação matinal! E, sabem, me deu um certo alívio. Se tivessem vindo há poucos dias, teria sido a maior confusão: estava hospedando três irmãos aqui... Imaginem a confusão pra explicar por que aquele bando de estrangeiro não estava cadastrado e a multinha ainda a pagar.

Bom, a foto de cima

O registro captado pelas lentes do fotógrafo Duan Zhuoli, da agência Xinhua, mostra um policial conversando com trabalhadores migrantes nas proximidades da estação de trem da cidade de Hefei, na província chinesa de Anhui, em janeiro de 2006. Estava explicando sobre políticas e regulamentações sobre leis de trabalho e emprego. O período, pré-Ano-Novo chinês, é considerado propício porque no feriado muita gente volta para casa. Logo, há muitos trabalhadores migrantes nas estações buscando os bilhetes ferroviários.

Nenhum comentário: