quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Os anéis e a bússola


Vocês sabem que não é só Saturno que tem anéis, né? Beijing também! E são cinco! Sei que a gente às vezes fala nos anéis, mas, pelo que me lembro, nunca falamos muito que história é essa. Pois bem, vamos lá, então.

A cidade de Beijing é dividida em cinco anéis rodoviários, como vocês podem dar uma conferidinha ali no mapa. Cinco, que na realidade são quatro, porque o primeiro ninguém viu. E isso eu não descobri o motivo... Esses anéis, além de facilitarem o fluxo de carros da cidade (mesmo que desafogando as avenidas alguns deles vivam engarrafados), servem sempre como ponto de referência. Por exemplo: eu trabalho no segundo anel, moro no terceiro, gosto de sair para me divertir em lugares que ficam no segundo, comprei computador no quinto e por aí vai. Eles são sempre importantes. Me disseram que, beeeeem antigamente, lá por priscas eras, a cidade de Beijing ia só até o segundo anel. Mas o tempo foi passando e a cidade crescendo...

Outra coisa importante por aqui é esquecer que existe direita e esquerda. Aqui é bom saber onde ficam norte, sul, leste e oeste. Não sei se é pelo fato de terem inventado a bússola, mas por aqui eles se orientam assim mesmo. Quando alguém explica onde fica algum lugar nunca diz: "saia do metrô, dobre à esquerda e ande três quadras". É infinitamente mais fácil ouvir: "saia do metrô pela saída leste, vire à oeste e ande três quadras". As ruas seguem essa orientação (por exemplo: meu trabalho fica na xuanwumen oeste, mas tem a parte leste tb), os anéis rodoviários, o metrô... enfim, tudo. Isso, principalmente porque as avenidas da cidade são horizontais e verticais.

Eu ainda me perco muito nessa história. Se bem que chineses, de outras províncias, também se perdem neste esquema aqui na capital! A Mariana me disse que porque em outras províncias, e cidades, tal como Qingdao (cidade natal dela), onde as ruas são construidas ao longo das montanhas, e não são verticais e horizontais, fica mais difícil se orientar pelos pontos cardeais e o costume é dizer direita e esquerda mesmo. O negócio é acostumar. Por via das dúvidas não custa perguntar: alguém por aí tem uma bússola sobrando para me dar de presente?

Errei: Pois é, errei. Vamos corrigir. Quando falei do resultado do ano novo chinês cometi um engano. Na realidade os fogos de artifício só foram permitidos, a partir de 2005 (2006 foi o primeiro ano), do quinto anel para dentro, da véspera do ano novo chinês até o dia 15 do primeiro mês do calendário lunar. Para além do quinto anel era permitido. Ah, e fora do ano novo ainda não é. Desculpem a confusão.

Paula Coruja

Nenhum comentário: