sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Festival das Lanternas


Achei lindo este apartamentinho decorado...
Foto: Paula Coruja

O 15° dia do primeiro mês do calendário lunar marca o Festival da Lanterna, a última comemoração do Festival da Primavera. Bom, mas que é isso mesmo?

Por aqui o festival é conhecido por Yuan Xiao. Sabe por quê? O primeiro mês do calendário lunar é chamado mês Yuan e nos tempos antigos a noite era chamada de Xiao. O 15° dia é sempre o primeiro dia no novo ano em que é possível apreciar a lua cheia.

De acordo com a tradição chinesa, bem no início do ano, quando a lua cheia brilhante aparece no céu, devem haver milhares de lanternas coloridas penduradas na rua para que as pessoas apreciem. É o momento alegre em que as famílias se reúnem para apreciar a noite, as lanternas e comem yuanxiao (um bolinho recheado feito a partir de farinha de arroz). O sabor do bolinho (doce ou salgado) e o modo de preparo (frito ou cozido) varia de acordo com a região aqui na China. O que não pode é faltar!

Claro que experimentei os bolinhos. Os que eu comi eram docinhos, um recheio maravilhoso de nozes. Meu colega Sebastião, chinês que fala português, disse que na terra dele os bolinhos são fritos. E acho que eu ia gostar mais da massa frita. Mas gosto é gosto, né? E também fui para a rua apreciar as lanternas. As lanternas e os últimos fogos. Ontem foi o último dia! E podem ter certeza de que foi bem aproveitado!

Paula Coruja

Nenhum comentário: