sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Resultado do ano novo e Shanghai apagadinha


Todas as lâmpadas desligadas até 12 de fevereiroFoto: Xinhua

Saiu aqui na agência hoje que as comemorações do ano novo terminaram com uma pessoa morta e 75 feridas... isso só em Beijing. Na nota diz que essa pessoa que morreu soltava uma bombinha de fabricação caseira no próprio pátio de casa.

Mas como lidar com isso? Proibir não dá. Apesar do perigo, os fogos de artifício são essenciais nas celebrações. Além do que, isso já havia acontecido. O governo local só voltou a permitir o uso em 2006. O jeito é o governo continuar intensificando a fiscalização (os locais autorizados, os produtos de baixa qualidade e segurança) e as pessoas tomando um pouquinho mais de cuidado na hora de brincar. O que não dá é estragar a brincadeira!

***

Bom, a Jana já falou sobre Shanghai por aqui. Essa metrópole chinesa e importante destino turístico por aqui, famosa pela brilhante vista noturna, vai ter que ficar no escuro mais um tempo. Não tem jeito. O racionamento de energia é em função das nevascas que atingiram todo o sul, centro e leste da China. Por isso, as luzes foram desligadas em 31 de janeiro e permanecerão assim durante todo o Festival da Primavera, até 12 de fevereiro. Os turistas não gostam muito, mas dá resultado. Durante os primeiros quatro dias de "luzes apagadas", foram economizados 240 mil quilowatts de eletricidade, o suficiente para abastecer uma cidade com 200 mil habitantes.

Agora tentem adivinhar quem estará lá justamente durante esse período e que vai embora exatamente no dia em que as luzes serão reacesas? Acertou quem pensou na própria titular do China in Blog!

Paula Coruja

Nenhum comentário: