quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

O dia dos apaixonados


Ahhhhhhhhhhhh, o amor...
Foto: Hang Xingwei, Xinhua

O dia de São Valentim é lembrado e celebrado, em várias partes do mundo, como dia dos namorados. E já uso esse gancho para responder o comentário da Letícia, que perguntou se por aqui também. Os mais jovens celebram sim o dia dos namorados em 14 de fevereiro aqui na China. Trocam flores, chocolates e juras de amor. Os mais jovens… mas há milhares de anos que uma outra data marca o dia dos apaixonados na China. É o sétimo dia do sétimo mês do calendário lunar, que este ano cai no dia 07 de agosto, um dia antes da abertura dos Jogos Olímpicos.

Mas então vamos lá. Lembram da Mariana? A Jana já falou dela por aqui… Pois é, ela me explicou de onde vem esta história.

Por aqui o dia dos namorados é chamado Qi Xi Jie, (Qi é sete, Xi é noite, Jie é Festival). E como tudo começou? Com a seguinte lenda:

Nos tempos antigos, havia um rapaz, Niu Lang, que vivia com o irmão e a cunhada. Eles estavam bravos com ele e deram-lhe nove bois, para que trouxesse dez de volta. E o mandaram para longe de casa. Ele teve de sair de casa e viver nas montanhas. Lá conheceu um homem idoso que disse a ele que havia um velho boi doente. O rapaz foi lá e ajudou a curá-lo e retornou a casa com este boi. Mas, mesmo depois de voltar com os dez bois para casa, o irmão ainda assim ficou muito bravo. E o velho boi lhe deu uma idéia para que ele levasse outra vida e contou ao rapaz que havia uma fada, Zhi Nu, que veio do céu para um lago tomar um banho no mundo. E ela foi vista pelo rebanho. E, a fim de interromper o seu regresso para o céu, retiraram seu vestido. A fada e o rapaz se apaixonaram perdidamente um pelo outro. E estavam levando uma vida feliz, até que a mãe da fada soube e não concordou. Por isso ela levou a fada de volta ao céu. O antigo boi disse ao garoto que ele poderia usar sua pele para voar no céu depois que ele morresse. E assim ele o fez. Estava quase a apanhar Zhi Nu, quando a mãe dela apareceu e usou um pente do seu cabelo para desenhar uma linha entre os dois, essa linha é o Rio de Prata, ou a Via Láctea. A fada voltou para a sua missão de compor nuvens, mas com a saudade que sentia do amado, todas pareciam ser tristes. Eles choraram muito e este choro fez com as andorinhas voassem e se juntassem, formando uma ponte para que eles pudessem se encontrar. Então a mãe da fada permitiu que eles se vissem sempre no sétimo dia do sétimo mês a cada ano. E eles se encontram sobre a ponte de andorinhas, no Rio de Prata.

Romântico, né?

Apaixonados aí, ou aqui na China, se celebram todos os dias, não é verdade? ;)

Sobre as outras datas eu vou contando ao longo dos dias, tá?

Até mais!

Paula Coruja

Nenhum comentário: