quinta-feira, 14 de maio de 2009

Pra TV

Hoje a agência estatal chinesa de notícias, a Xinhua, divulgou uma singela nota. A CCTV, a televisão estatal chinesa, lançará um canal em português. Prazo brasileirinho: demorará entre um e dois anos para que a emissora entre em operação (tipo assim, há uma bela distância entre uma previsão e outra).

A característica da nota seguia os moldes do jornalismo chinês. Nenhum detalhe, nada de aprofundar a informação que, aliás, foi gerada via escritório de Brasília, a partir de dados da portuguesa Lusa.

A CCTV tem endereço de luxo, o prédio cujas torres inclinadas se encontram no alto, tipo o que nos faz pensar que a coisa toda está ou de cabeça pra baixo ou prestes a desabar. Mas esta seria apenas uma ótica simplista e carente de qualquer senso estético ou valor arquitetônico. Quer dizer, eu não tenho nenhum nem outro, mas vai que algum fã do seu Rem Koolhaas venha parar no blog, ou ele mesmo, afinal nunca se sabe quando um arquiteto holandês pode entender português, não é mesmo? Aliás, vai ver é por isso o Roupa Nova cantava tão empolgado "Eu te abraçava, tu e o holandês,/ e perguntava "tu e o holandês?"/ Beijar você um sonho a mais não faz mal".

O endereço é tão de luxo que o povo trabalhador ainda nem se mudou para lá. Pelas contas originais, deveria ser antes da Olimpíada, mas como vimos, não rolou. Os jogos já acabaram há quase um ano e nada. Claro que agora o motivo é resolver o que fazer com o prédio do Oriental Hotel localizado no complexo e que se consumiu-se todinho em chamas no último dia do Festival da Primavera aqui. Pirotecnia pura.

A ver quem vem primeiro, o canal em português ou a mudança pra casa nova. A TV já exibe canais em inglês, francês e espanhol e prepara o árabe. O russo, assim como o tuga, está na lista. Aliás, pra duas línguas tão parecidas, acho que poderiam contratar a mesma equipe.

***

Depois de imaginar que este post tenha acabado com qualquer chance de ser contratada pela dita emissora tamanho festival de nonsense (aliás, querido leitor, chegou até aqui?), deixo uma singela homenagem dos tempos olímpicos aos holandeses. Som na caixa, Roupa Nova.

2 comentários:

kika disse...

hehe
pow, achei que tu ia se empolgar com a notícia, de repente tu até poderia emprestar a bela voz pras chamadas no noticiário. hein, já pensou?

mairinhanomundodalua disse...

pela foto dá pra ver que tu bebeu sim!