quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

Ligados nas alturas



Em qualquer lugar do mundo, nao é necessário estar aqui em Beijing para comprovar que é verdade, se ouve falar da rapidez com que a China está mudando, que Beijing é uma cidade em constante movimento, não para nunca, nem pra dormir. Obra e obra, a maior parte delas pra ficar pronta antes da Olimpíada.

Beleza, até aí, tudo bem. Agora, espanta observar esse turbilhão - e pensar que mais rápido do que as mudanças na arquitetura da cidade, está a velocidade dos dias.

Já estou aqui há mais de seis meses, e me propus a observar alguns locais com mais cuidado pra perceber as mudanças. E registrá-los também.

Um dos eleitos foi a futura sede da CCTV, o canal de televisão estatal da China, localizado na região conhecida como CBD, o distrito de negócios central de Beijing, bem ao lado do Terceiro Anel (vá se acostumando a estes nomes, são fundamentais pra se localizar por aqui). Será a partir dele que a TV fará a cobertura da Olimpíada 2008.

Logo que cheguei, eram duas torres sendo construídas lado a lado. Eu sabia que seriam unidas lá em cima, pois havia lido sobre isso.

Bueno, as duas primeiras vigas da estrutura que ficará suspensa a 162 metros foram ligadas ontem, dando início ao pavimento que suportará 14 escritórios e consumirá 18 mil toneladas de aço. O projeto do holandês Rem Koolhaas já foi muito criticado dentro do país mesmo pelo desperdício de material. Mundo afora, é simbolo da pujança chinesa e classificado pela revista norte-americana Business Week como a estrutura mais radical do país.

No sábado, me espantei em ver os dois prédios quase unidos. Susto: quem anda mais rápido? Os empregados da construção ou o tempo, pra me lembrar que não cheguei aqui ontem?

Há de ser o tempo, com certeza, pois ele vive me pregando peças e deixando o meu dia apertado, com cada espaço ocupado, razão pela qual eu não tenho tantas fotos de cada etapa da construção do prédio como eu havia planejado.

Resolução pra antes do fim do ano: Vou lá neste feriado tirar umas fotinhos do estágio atual da construção pra vocês, ok?


Esta avenida que aparece é o Terceiro Anel, uma das vias que circunda Beijing - no total, a cidade tem cinco (Crédito: Jana Jan/Especial)


Estes cliques são de setembro, quando os prédios começavam a ficar inclinados (Crédito: Jana Jan/Especial)


Sábado me surpreendi com a obra, e tentei tirar uma foto de dentro do táxi mesmo, mas não fui muito feliz (Crédito: Jana Jan/Especial)

Nenhum comentário: