segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Abrindo os trabalhos



E então chega o dia de viajar para a China.

Antes de botar o pé por aqui, as informações que se tem sobre o país vêm, em geral, acompanhadas de adjetivos como mega, gigante, super... Frases de efeito para impressionar e aguçar a curiosidade.

A China é a bola da vez, potência econômica que cresce espantosamente (outro dos adjetivos de dar medo) e sobre a qual o mundo inteiro discute. Da pirataria a preocupações ambientais, as decisões que se tomam do lado de cá do globo têm reflexo bem além dos vizinhos asiáticos. Importam a você, ao seu governo, às bolsas, ao mercado financeiro, aos ambientalistas.

Não bastasse ser grande e populoso, o país dos superlativos tem uma história milenar. Ah, a história milenar. Templos, filosofias, estilo de vida. Gastronomia, indumentária, obras arquitetônicas... Alguém aí sabe se é possível ver a Muralha da China lá da distante lua?

Agora, ainda chama a atenção por ser sede da Olimpíada de 2008. De 8 de agosto do ano que vem até o dia 24, Beijing - e outras seis cidades: Hong Kong, Shanghai, Qindao, Qinghuangdao, Shenyang e Tianjin - receberão os jogos.

Aqui, o espírito de "Um Mundo, Um Sonho", o slogan desta edição, se respira a cada esquina, no supermercado, nos comerciais da televisão, nas revistas, nos outdoors pelas ruas. Estando por aqui, é possível perceber a transformação de Beijing - onde ocorrerão a maior parte das competições - para receber o evento. E é legal descobrir que nesta confusão gigantesca de gentes, é também fácil se encantar com o detalhe, com o jeitinho brasileiro nos moldes chineses, com as diferenças abissais entre o que nos é tão familiar e com semelhanças antes inimaginadas - pelo menos, pra mim.

Bueno, estando por aí, querido leitor deste novo blog, espero que você descubra junto comigo todas as delícias de morar na China e acompanhe bem de pertinho as mudanças rápidas deste país e os preparativos para a Olimpíada 2008. Então, entre e fique à vontade, sempre.

Ei, claro, talvez fosse de muito bom tom me apresentar.

Jornalista gaúcha nascida em São Leopoldo e criada em Terra de Areia, trabalhei no clicRBS em duas oportunidades. A primeira, de 2000 a 2003 e a segunda, de 2005 a 2007. Depois disso, vim para a China. Fazer o que mesmo, muita gente pergunta. Estou trabalhando no Departamento de Língua Portuguesa da Agência de Notícias Xinhua. A redação fica em Beijing, a capital do país, onde já vivo há seis meses.

Cheguei aqui no dia 12 de junho de 2007, dia dos namorados. Terá sido por isso que me apaixonei pela cidade?

** Zai Jian (Até logo)

Nenhum comentário: