sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

Joana-boba



Ou o meu presentinho de Natal para vocês.

Dia desses, eu, a Mariana, nossa fiel leitora, o marido dela, cujo nome é Brian, e a Paula Coruja (outra jornalista gaúcha que resolveu vir de mala e cuia pra Beijing e também trabalha na Xinhua) fomos a um café em Nan Luo Gu Xiang, rua charmosérrima aqui de Beijing da qual preciso mostrar cada pedacinho pra vocês - mas isso, noutro post.

Escolhemos o Sandglass por indicação da Elisa Baldan, amiga italiana que mora por aqui. Ao chegarmos ao lugar, mais uma vez dei de cara com um ambiente acolhedor e simpático, bem ao estilo do porto-alegrense Mercatto D'Arte, minha segunda casa na capital gaúcha.
Pedidas as cervejinhas pra relaxar depois do trabalho, chamou a atenção uma bonequinha vermelha perto da janela, estilo o nosso joão-bobo. A Mariana logo se encantou:

- É um brinquedo típico da minha época - disse ela.
No início dos anos 80, era o que dava por aqui. A tal boneca que balança, mas não cai. Em chinês, este tipo de brinquedo se chama bu dao weng (lição da Mariana: bu é não, dao é cair e weng é homem velho - originalmente, os primeiros rostos destes modelos.

Pronto, não demorou pra dita bonequinha vir pra nossa mesa e eu e a Paula nos interessarmos em como comprar. Como comprar? Pela internet. No dia seguinte, a Mariana catou o brinquedo e, qual não é a minha surpresa, me deu de presente hoje, véspera do meu aníver - sim, estou completando 30, como lembrou a Isa ali embaixo e a quem agradeço os parabéns, já me compromentendo: tou te devendo o panda!

A Paula também terá uma surpresa, espero que ela não leia o blog antes de ir à festinha hoje à noite.

A Mariana contou mais: disse que quando era criança, a avó dela poupava todo o dinheiro que sobrava, pequenas moedinhas, para dar um bu dao weng à Mariana. Mas a nossa amiga ganhou um menininho pelado e, por isso, às vezes sentia certo constrangimento junto às outras crianças. No entanto, para a Mariana, aquele boneco sempre significou o amor da avó  por ela. Bonitinho, não?

Então, é mais ou menos isso. A minha bonequinha pra vocês é virtual, mas é uma lembrança natalina!

Deixo dois links - em chinês, mas um tem fotos e outro tem vídeo - presentes da Mariana.

Este, inspirado nas bonequinhas, traz vários brinquedos que faziam o maior sucesso entre as crianças chinesas nos anos 80. Já este, traz uma canção típica da Mongólia Interior. Por que está aqui mesmo? Por que este estilo musical foi a trilha sonora da noite em que encontramos a bonequinha no Sandglass. A Mariana desconfia que o dono seja daquela região!




Ganhei a minha bonequinha hoje, ainda no trabalho (Crédito: Li Hailong/Especial)

Nenhum comentário: