terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Bichinhos estranhos



É botar o pé na China pra receber um e-mail, scrap, messenger ou sinal de fumaça perguntando: "E aí, já comeu escorpião?".

Minha resposta, até agora, pelo menos, é não. Pra desapontamento geral, a resposta pra segunda pergunta também é negativa: "Tá, mas carne de cachorro já, né?". Tenho uma paixão grande por gastronomia, sou boa de garfo, manjo pouco de cozinha - infelizmente - e sou parceira pra muitas aventuras no delicioso mundo das misturas de ingredientes. Mas, ai, inseto e carne de cachorro, tou passando.

Agora, querem saber? Eu não vejo inseto por aqui nos lugares. Existem, em restaurantes, espetinhos de bichos-da-seda, e dizem que é crocante. Quem nunca comeu uma tatuíra frita retirada do mar? Eu já. Acho que o sabor deve ser parecido. Então, pra mim, até aí, tudo normal.

Pra ver insetos meeeeeeesmo em espetinhos e fotografar para vocês, fui a Wangfujing. Casualmente... uma avenida superturística aqui de Beijing, centro de compras para estrangeiros. Logo, comida chinesa pra inglês ver.

Aliás, perguntando pra amigos meus aqui, eles não comem estas especiarias, nem fazem a mais mínima questão de. Vale o passeio e o folclore. E observar algum estrangeiro curioso que se aventure nos sabores exóticos.

Um brasileiro amigo meu, aliás, provou o escorpião. Diz que é crocante. Tem o gosto da casquinha e do óleo. Bueno, se alguém estiver de malas prontas pra vir pra cá e quiser provar, pode me contar depois. Já sabem o endereço: Wangfujing!

Ah, quanto à carne de cachorro. É o seguinte. Esta é mais uma especiaria coreana que chinesa. Eu nenhum restaurante a que eu tenha ido, vi a dita cuja. Logo, não é tão comum assim. Até hoje, só uma chinesa que conheci aqui disse que aprecia, ainda assim, numa espécie de sopa.

Gerson, tu me perguntaste sobre outras carnes e ainda sobre toda a gama de cores, sabores e texturas da comida chinesa. Nossa, fico devendo por hoje, mas, sério, ô, gente que sabe cozinhar! Tenho me apaixonado tanto pelos pratos daqui... Nham! Prometo, logo, logo, começar a falar sobre as delícias daqui.


Aula de chinês: Acima dos números, está o caracter para espetinho - chuan'er, na pronúncia em chinês


Estrela-do-mar também é atração. O espetinho mais caro sai por 3 kuais, ou cerca de R$ 1


Nos espetinhos coloridos, muitos bichos não foram identificados por esta que vos escreve


Em Wangfujing, diversas barraquinhas iguais a esta se espalham lado a lado

Pra matar a sede, água de coco, bem mais fácil

Nenhum comentário: