quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Bem-vindo a Beijing



Você já conhece o Fuwa, o quinteto de jovens embaixadores da Olimpíada de 2008? Pois estes cinco mascotes representam os cinco círculos olímpicos, como bem conhecemos, além de trazer aspectos mais chineses. Dentre eles, estão os quatro animais mais populares da China: o peixe, o panda, o antílope tibetano e a andorinha. Pra completar a trupe, está representada a Chama Olímpica.

Simpáticos, trazem nos nomes a tradicional demonstração de carinho para com as crianças - e para com os nossos íntimos, especialmente as mulheres. É assim: como a maioria dos nomes chineses é composta de apenas uma sílaba, é bem comum que esta seja repetida para dar um ritmo, um balanço. Assim, Beibei é o peixe, Jingjing, o panda, Huanhuan a Chama Olímpica, YingYing, o antílope tibetano e Nini, a andorinha.

Juntas, as cinco sílabas iniciais dos nomes formam uma frase: "Beijin huanying ni". Traduzindo, "Beijing dá boas-vindas a você".

Os mascotes ainda simbolizam os cinco elementos da natureza, para os chineses: o mar, a floresta, o fogo, a terra e o céu.


Beibei–Peixe e água simbolizam prosperidade e colheita, além de abundância


Jingjing – O panda traz pinturas de porcelana da dinastia Song (960-1264 AC) nas roupas e significa o cuidado com a proteção da natureza


Huanhuan –O irmão mais velho é também o símbolo da paixão pelo esporte


Yingying –Ágil, representa a cultura da região Qinghai-Tibete


Nini – A andorinha, desenho mais tradicional das pipas por aqui, representa um dos principais passatempos chineses

Nenhum comentário: