terça-feira, 31 de março de 2009

Ir para voltar

A China com doçura e poesia em prosa estrangeira tem endereço: o blog El Espigado, escrito com maestria pelo crítico literário espanhol Miguel Iglesias, o Miki. O guapo está de passagem por aqui, aliás com data para acabar, a próxima quarta-feira. Se você não tem preguiça de ler em espanhol, eu fortemente recomendo o clique.

Miki veio para a China morar com a namorada Teresa, que trabalha na Universidade de Pequim, a Beida para os mais íntimos do apelido chinês (formado pelas iniciais das duas palavras que compõem o nome, Beijing Daxue, ou como disse, Universidade de Pequim). Ela ainda cumpre o contrato por mais um tempo, regressa à Espanha e, depois, há planos de o casal vir morar por aqui. Eu fico torcendo.

Vi a Teresa três vezes, o Miki, duas. Não é preciso mais do que 10 minutos para perceber que conversar com a dupla será sinônimo de diversão, troca de informações e discussões diversas que vão desde o mundo chinês ao universo literário e à condição feminina. Passando por muitas outros temas, asseguro.

A conversa flui, o ritmo é bacana e as impressões são bárbaras. Miki, além de falar, escreve. São textos longos, mas tão delícia que você nem percebe, lê e ainda sente vontade de comentar no final. Para quem se convenceu, deixo aqui o link do meu texto preferido até agora.



La imagen és también de Miki, qué, no contento em solo escrivir com maestria, maneja muy bien las tecnicas de la fotografía. Esta es de Tiananmen, enero de 2009.

E, sim, entender espanhol não tem nada a ver com falar, como vocês perceberam.

2 comentários:

kika disse...

bonito mesmo o último post dele.
vou tentrar vencer a mencionada preguiça (poque dá, né) e ler mais uns posts ;]

Jana Jan disse...

Eu adouro. Ele escreve bonitinho