domingo, 27 de janeiro de 2008

Feliz Ano do Rato


Portão principal da Xinhua já tem uma lanterna gigante
Foto: Jana Jan/China in Blog

A cidade está diferente. Em pleno fevereiro, enquanto no Brasil, imagino, o povo esteja se vendo às voltas com os preparativos carnavalescos, aqui o ar é de Ano-Novo, o Ano-Novo chinês, ou a Festa da Primavera (ainda que estejamos pelo meio do inverno...).

Bem rápido: o Ano-Novo chinês é regido pelo calendário lunar, então a data é diferente do nosso calendário gregoriano. Em 2008, o primeiro dia do primeiro mês, segundo o calendário lunar, é 7 de fevereiro. A véspera, data da comemoração, será dia 6, quarta-feira da próxima semana (não esta que se inicia agora).

Estou curiosa por esta celebração aqui, e fica difícil falar sem ter visto, mas vamos ao que eu já percebo ou que já me disseram.

Primeiro de tudo, é que o país dá uma parada legal. Há um feriado de pelo menos uma semana, mas que, em alguns casos, se estende por bem mais tempo. O sistema ferroviário já foi ampliado, assim como o aeroviário e rodoviário. Assim: Ano-Novo chinês é celebração familiar. Então, muita gente que mora em outra cidade volta pra casa. A casa dos pais, a casa dos sogros, enfins... Época de grande fluxo de gente de um lado para o outro. Fora isso, há ainda quem aproveite o feriado pra conhecer outro lugar, passear.

Pelas ruas, já se percebem lanternas vermelhas enfeitando lojas, restaurantes, casas, prédios públicos, as ruas mesmo. E há fogos de artifício, não aqueles com luzes e desenhos enfeitando o céu, mas os que fazem barulho. O engraçado é que são proibidos. Mas desde alguns dias, não há noite em que não se ouçam pipocos por aí. É o povo se preparando para celebrar mais um ano. Eu acho tão legal, pois sinto de verdade aquela expectativa de mudança, projetos, etc... Como a gente sente no finalzinho de dezembro, mas que, neste ano, não tive, pois aqui quase passou batido o 31.

Aprenda
Pra mim, na conversa com meus amigos chineses, o que mais chamou a atenção sobre a relação com o Ano-Novo é a teoria de que as pessoas aproveitam os últimos dias do ano para resolverem seus problemas, limparem a casa, reformarem, tirando o que não serve mais. O negócio não é resolução para o ano seguinte, mas a resolução de todas as pendências pra, literalmente, entrar com o pé direito numa nova etapa. Achei bem mais inteligente!


Jiaozi

A comida típica do Ano-Novo chinês é o jiaozi, ou o gyoza, como ficou popular no Brasil. São uma espécie de ravioli chinês, com o tradicional recheio de carne de porco com um tempero verde (estilo nossa cebolinha), mas há delícias como o de frango com cogumelo, pra mim, um dos melhores. As famílias se reunem durante o dia todo pra fazer os jiaozis em casa e a festa já começa no preparativo para a festa! A Mariana - sempre ela, meus olhos, ouvidos e coração chineses - contou que antes era muito caro preparar jiaozi, era uma comida realmente especial para a maioria das famílias. Hoje é popular, mas a tradição não foi perdida. Que bom! Jiaozi é um dos meus pratos preferidos aqui!!!

Fogos
Ah, durante o Ano-Novo chinês, o governo libera a queima de fogos. Tem algumas regiões demarcadas - e datas também. Acho que o barulho, a festa, as pessoas nas ruas farão eu sentir que 2008 chegou de verdade. Legal é que meus irmãos estarão aqui, chegam dia 4. Ou seja, terei uma celebração familiar também. OBA!


O Rato

Bueno, o ano do Rato terminará em 25 de janeiro de 2009. Neste período, espera-se mais paz pelo mundo, prosperidade nos negócios, já que o rato, segundo a crença, une a ambição sadia ao desejo de prosperidade material, aliado à praticidade, dedicação ao trabalho e capacidade para bons relacionamentos.

Pessoal, mãos a obra, então! E feliz 2008 pra vocês, atrasado ou não, já que no Brasil também se começa o ano depois do carnaval, há muito já se diz. Nunca a conexão Brasil e China teve um fuso tão ajustado.
;)

Nenhum comentário: