quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

2008: Muito dinheiro no bolso



Saúde pra dar e vender!

Aqui do outro lado do mundo, os meus votos de um feliz 2008 estão atrasados, ainda que o Ano-Novo tenha vindo com 10 horas de antecedência, na comparação com o Brasil. E que ano-novo diferente!

Pra mim, o mais estranho foi o fato de me vestir com muita roupa, muita mesmo. Temperatura abaixo de zero não é brincadeira. Em segundo lugar, ninguém nem bola para o branco - ou pouca gente, pelo menos. Minhas amigas italianas aqui ensinaram que o importante é vestir algo vermelho, algo novo e algo velho. Branco, aqui na China, lembra morte, vejam só...

O festival de estranhamento, fora uma saudade grande dos amigos e da família, foi pelo fato de na nossa ceia não ter havido lentilha, champanha ou uvas. Sete pulinhos nas ondas, então, nem pensar. Fogos de artifício? Nadica. A meia-noite foi comemorada mesmo com badaladas de sino reproduzidas em uma caixa de som. Depois? Bom, depois a coisa fica mais parecida com o que já conhecia: festa, música, dança, alegria, todos se abraçam, afinal é Ano-Novo!





O Ano-Novo na China não é tradição, aqui a reunião familiar mesmo se dá no Ano-Novo Chinês, ou Festival da Primavera, data regida pelo calendário lunar chinês e que, neste ano, será em 7 de fevereiro.

O 31 de dezembro é lembrado de formas diversas a que eu estava acostumada no Brasil. Há bastante gente na rua, algo como véspera de feriado, mas sem uma tradição mais específica. Os registros chineses que mostro a vocês são de 1º de janeiro, quando houve comemorações na Grande Muralha - em um trecho próximo a Beijing (foto lá de cima) - e em Shenzhen, na província de Guangdong, onde ocorreu o 9 Casamento Internacional Coletivo da cidade.



O clique da meia-noite, algo mais parecido com o "nosso" jeitinho fica para a cidade de Suzhou, onde as pessoas esperaram a badalada da meia-noite no templo Hanshan, por acreditar que esta traz bençãos.



Diferente ou não, chegou 2008

Então, eis 2008. Como quase todo o mundo já sabe, este é o ano da Olimpíada em Beijing. E 8 aqui é coisa séria. O som, ba, lembra Fa, palavra que designa alguém muito rico, ter muito dinheiro. Logo, o 8 é ligado à prosperidade. Estamos, pois, no ano da prosperidade.

E a Olimpíada, bem, esta começará em oito de agosto de 2008 - 8/8/08 -, que é pra dar bastante sorte e atrair muita, muita prosperidade. Lembram do som do oito? É bah!

Em bom gauchês, então, "Bah, que 2008 seja tri legal pra todos nós"!

Nenhum comentário: