domingo, 20 de abril de 2008

Baxi x Zhongguo


O futebol masculino do Brasil chegará à China nesta Olimpíada com a dura tarefa de enfrentar já na primeira fase os donos da casa. No sorteio que ocorreu neste domingo (clique aqui e veja o vídeo - em inglês e chinês), o Brasil caiu na mesma chave dos anfitriãos. Considerada fácil (ainda teremos a companhia da Nova Zelândia e da Bélgica na chave C), a caminhada da seleção de Pato para o primeiro ouro olímpico da modalidade começará em Shenyang, a 700 quilômetros de Beijing e um centro industrial do nordeste da China.

A disputa pelo sonhado ouro olímpico será aberta antes mesmo da abertura oficial da olimpíada, no dia 7 de agosto, contra a Bélgica.

A seleção de futebol feminina, que garantiu a vaga ao derrotar gana por 5 x 1 neste sábado, terá o mesmo endereço de estréia, um dia antes, quarta-feira. Mas as adversárias impõem respeito e dividem as apostas quanto ao favoritismo: as alemãs, para quem as brazucas amargaram uma derrota aqui mesmo na China no ano passado, no campeonato mundial. A chave F ainda tem Coréia do Norte e Nigéria.

Pra quem torcer?

Será difícil não torcer para o Brasil, mas ter de torcer logo contra a China já na primeira fase da Olimpíada parece tão injusto...

E pra chineses que tem laços com o Brasil? O Sebastião, colega da agência e que morou por dois anos no Rio de Janeiro, não titubeou. Louco por futebol, ontem ele, a mulher e o filho estavam comigo na partida das meninas, todos com a camiseta da seleção canarinho. Mas hoje quando perguntei para quem torceria na Olimpíada, a resposta veio rápida e certeira: China!

Ele lembrou a Copa 2002, quando no confronto das mesmas seleções, na Coréia, o Brasil levou a melhor, aplicando um 4 x 0.

É apoiado no retrospecto que outro colega chinês, o Tiago, torcerá pelo Brasil. A explicação? É que no futebol, a seleção daqui desaponta.

Sem tanta confiança, mas também mega-fã do esporte, um terceiro colega, Oliver, que agora está em uma temporada em Portugal, adota uma estratégia que talvez seja interessante. Não vai olhar a partida!

Será? O diplomata brasileiro Benhur Viana não concorda. Ainda é cedo para dizer se vai assistir Brasil e China, mas quer muito ver jogos da Olimpíada, e acompanhará este, nem que seja pela televisão. Sobre o jogo contra os anfitriãos?

- O resultado do sorteio, ao colocar o Brasil e a China no mesmo grupo, deixa o torneio olímpico ainda mais interessante na primeira fase. A torcida chinesa será numerosa, mas esperamos, com confiança, uma vitória do Brasil - diz Viana, diplomaticamente.

Ah, em tempo. Baxi (巴西)  é Brasil por aqui. Zhongguo (中国), alguém já adivinhou? É China. Na tradução literal, segundo o sentido dos caracteres que formam o nome, fica "País do Meio".

Nenhum comentário: