terça-feira, 22 de abril de 2008

Panda é fashion


O macho Fu Wa faz pose e sonha com uma vaga em Beijing
Foto: Xinhua

Os pandas estão com tudo aqui na China. Para a Olimpíada, 16 exemplares, com até dois anos, estão concorrendo a uma vaguinha para exibição no zôo de Beijing, a fim de virarem atração turística. Símbolo da China tem de estar no lugar que turista pode ver, não?

Este da foto é um dos concorrentes, o macho Fu Wa. Dos 16, apenas entre oito e seis estarão classifcados...

Panda é ecologia

Agora, bem mais produtivo para a espécie, ameaçada de extinção, é saber que o país deu início à construção do maior centro mundial de criação para os ursos. O local fica no principal habitat natural da espécie, em Wolong, província de Sichuan, no sudoeste da China. Quando ficar pronto, a reserva poderá abrigar 200 pandas.

A China agora tem 239 pandas gigantes em cativeiro, e se acredita que 1.590 vivam em liberdade no seu habitat natural, principalmente na província de Sichuan, além de nas províncias de Gansu e Shaanxi, noroeste do país

Projeto bacana

Em Gansu, um programa do governo junto à ONG WWF - que, por sinal, também tem um panda como símbolo -, garantiu o aumento da população na reserva da Montanha Minshan. Desde 2005, o número de ursinhos branco e preto pulou de cem para 120.

Mas o programa vai além da reprodução dos pandas. Graças à participação da ONG, o número de reservas para pandas gigantes na região dobrou para seis, numa área total de 708.600 hectares. Todas as reservas estão interligadas.

Nenhum comentário: