terça-feira, 29 de abril de 2008

Livre de fumo


Beijing terá uma nova lei anti-fumo em 1º de maio: o cigarro está banido dos locais públicos. A medida visa garantir a Olimpíada livre de tabaco e também ajudar num problema de saúde pública. A China tem 350 milhões de fumantes - um terço do total mundial - e, segundo as autoridades, o fumo passivo afeta 540 milhões de habitantes - ou seja, quase metade de uma população de 1,3 bilhão.

A partir desta quinta-feira, então, há mais restrições na capital chinesa. Ficam livres bares, restaurantes e cyber-cafés, onde deverão ser oferecidas áreas para fumantes e não fumantes.

Na prática, alguns locais já haviam proibido o cigarro, como muitos lugares de interesse histórico (Cidade Proibida, Templo do Céu). Mas era realmente irritante ir cortar o cabelo e dar de cara com um fumante na cadeira ao lado.

Outra coisa, muitos, muitos restaurantes da cidade já adotam há tempos áreas para quem curte ou não o famoso "digestivo". Pelo menos, desde que eu cheguei aqui.

De olho na iniciativa de Beijing, outras cidades estudam tomar medidas para diminuir o fumo, tais como Shanghai, Ghangzhou e Qingdao.

Curiosidade

Beijing terá os "fiscais" anti-fumo. Um esquadrão de cem mil pessoas percorrerá a cidade para saber quem está infringindo a nova lei. Nada bom para o fumante. Quem for pego com a boca na botija (ou seria no cigarro?) paga uma multa de 10 yuans, pouco mais de R$ 2. Já os proprietários dos locais terão de desembolsar entre 1 mil yuans e 5 mil yuans.

Ah, desde outubro do ano passado, Beijing proibiu o fumo nos 66 mil táxis da cidade e impôs uma multa de 100 yuans a 200 yuans para os motoristas que desobedecerem.

Nenhum comentário: