segunda-feira, 28 de abril de 2008

Cheguei, e agora?


Terminal 3 é um luxo só, novidade em Beijing
Foto: Jana Jan/China in Blog

Há poucos dias, o Clery, internauta assíduo aqui do blog, perguntava: "Como faço para ir até o hotel?". Ele chega em Beijing em 6 de agosto e precisa de uma ajuda.

Bem, chegar até a China não é exatamente fácil. Depois de pelo menos 36 horas de exaustiva viagem, é preciso passar pela imigração, recolher as malas e enfrentar o mundo aqui fora. Sem saber ler, sem saber falar. Claro que inglês ajuda, tanto para o turista quanto para quem recebe os visitantes. A estrutura do Aeroporto Internacional da Capital é satisfatória (e o recém-inaugurado Terminal 3 é show!). Dá para ir sem medo. Pode perguntar em inglês, alguém responderá - mas treine o ouvido, sotaque de inglês é praga: tem inglês brasileiro, inglês alemão e, claro, inglês chinês. Todo o mundo bota seus próprios sotaques e cacoetes linguísticos no inglês, impressionante.

Para não criar pânico, há três opções:

- Ter a comodidade de ter alguém esperando
- Optar por ônibus especiais para a cidade - Airport Shuttle Bus
- Pegar um táxi.

Vou de ônibus

Esta é a opção mais barata (caso você não tenha uma carona amiga). Cada bilhete de ônibus custa 16 yuans, algo em torno de R$ 5. Há cinco linhas por Beijing, que você pode consultar de antemão aqui no mapa, em inglês. Ideal para quem tem uma certa noção sobre a capital chinesa ou para quem pegou direitinho a dica da linha certa com algum amigo ou o local onde ficará hospedado.

Há guichês de venda de passagens dentro e fora dos terminais (hoje, a maior parte dos vôos chega mesmo no Terminal 3) e basta seguir as placas de Shuttle Bus para saber onde ir. Mole!

Vou de táxi

Pode ser a opção mais segura para quem está inseguro. Não é tão barato, mas é bem em conta, considerando-se as tarifas por aqui. BEM acessíveis na comparação com os serviços de São Paulo ou Porto Alegre.

Não aceite negociar o preço ANTES de sair. Os táxis aqui ligam o taxímetro. Pegue o carro na fila indicada para isso. Ali, há fiscais que dão, inclusive, informativos sobre valores e telefones para eventuais reclamações.

Agora... o pulo do gato: não fala chinês? JAMAIS tente explicar onde você quer ir se não falas chinês. E como fazer? Ainda no Brasil, antes de vir para o outro lado do mundo, imprima o endereço em que deseja ir: do hotel, da casa do amigo, do albergue. Mas não é imprimir o endereco em pinyin, ou seja, nas letras que conhecemos e que reproduzem o som dos caracteres. É imprimir nos caracteres mesmo, que assim, não tem erro.

Nenhum comentário: