quarta-feira, 9 de abril de 2008

A primeira vaga


Jianhuananlu é o nome da rua do antigo prédio
Foto: Jana Jan, China in Blog

Qual o maior medo ao deixar um lugar? Pra mim, o medo de se perder. E se não encontrar minha casa, onde dormirei? Não interessa se isso não seja bem uma casa, mas o hotel naquela viagem de fim de semana ou os diversos locais em que nos hospdemaos nas férias merecidas. A perspectiva de mudança sempre deixa a sensação de que terei de novo de saber quem é meu vizinho, o dono do mercado - e onde é o mercado -, qual o melhor salão de beleza da redondeza, onde comer bem e barato. E pra qual rua virar? E qual o ponto de referência?

Eis o ponto, as referências. Quando mudei para a capital chinesa, aos poucos fui me acostumando a minha região. Sabia andar a pé e de bicicleta, metrô e taxi. Até guiar eventuais amigos motoristas durante caronas já conseguia. Com a chegada da minha amiga e colega Paula, nos mudamos de Jianguomen (建国门) para Fangzhuan (方庄). Novamente, outras descobertas. E na ruazinha onde vivi os primeiros seis meses de Beijing, lá ficou minha bicicleta. Até hoje.

Calor chegando - agradaveis 20ºC por volta das 15h desta quarta-feira -, resolvi reaver a magrela, quatro meses depois de tê-la abandonado no saguão do antigo prédio (apartamento, aliás, que "herdei" do Sergio Capparelli, a quem vim substituir). De novo, as referências, ainda que por tão pouco tempo.

O sistema de interfone mudou, agora está mais moderno. As paredes do hall também foram pintadas de branco. E minha bicicleta - outra herança do Cappa - uma sujeira de dar dó. Mas tudo bem. Enchi os pneus, dei uma primeira limpada, voltei ao antigo salão de beleza, depois à antiga conveniência e me toquei pra casa (que, depois de quatro meses, já nem é tão nova, é meu lar de verdade). Em dois trechos, me perdi. Tudo bem, até não foi tão mal.

Andar de bicicleta é uma curtição. Enquanto não pedalo, achei novo endereço para o meu veículo: a primeira vaga que aluguei num condomínio (visto que nunca tive carro) é para ela. Por menos de R$ 20, a bike tem endereço seguro durante um ano. Agora, estou louca pra desbravar de verdade meu novo bairro. Enquanto não faço isso, deixo foto do antigo prédio - imagem ainda de uma gaúcha recém chegada a estes pagos, lá por junho do ano passado.

Nenhum comentário: