sábado, 19 de abril de 2008

Um passeio até a Olimpíada


Aí tem representantes alemães, portugueses e italianos - e brasileiros, óbvio
Foto: Jana Jan, China in Blog

A seleção de futebol feminina do Brasil passeou em campo e venceu fácil Gana por 5 a 1 nesta noite em Beijing. Era o que faltava pra garantir a presença na Olimpíada - e a terceira viagem até a China em menos de um ano para as meninas. A primeira da série foi durante a conquista do vice-campeonato mundial, em setembro do ano passado.

A partida deste sábado foi no Estádio dos Trabalhadores e serviu como teste para o local, que será sede de partidas de futebol durante os Jogos. O público, no entanto, não estava lá muito curioso. O que se viu foi muito, mas muito espaço vazio.

Para a torcida brasileira, foi dia de festa. Depois de 10 meses aqui, foi ideal pra reencontrar velhos amigos, conhecer novos brazucas perdidos por aqui e saber que até que tem bastante gaúcho. Pelo menos três disseram que deveriam ter vindo com uma camiseta igual a minha (do Colorado), enquanto também ouvi piadinhas de gremistas - devidamente fardados!

Brasil para todos

Curtir o futebol quando se tem a melhor jogadora do mundo, a Marta, e ao lado de quem sabe fazer festa (os brasileiros, onde quer que estejam, são conhecidos pela alegria) é bom, não? Deve ser muito bom! Hoje nossa torcida teve reforço internacional: italiano, português, alemão, mexicano, egípcio, indiano! Esse povo todo não se intimidou na hora de pintar bandeiras pelo corpo, vestir camisetas de clubes brasileiros - como Botafogo e Coritiba - e botar o verde e amarelo.

O dia já havia começado brasileiro com uma feijoada e samba na casa da portuguesa Sofia! De lá, fomos a pé até o estádio. Perfeito para chamar a atenção pela rua. Saímos em bando. Resultado? Confraternização total com a torcida de Gana. Verdade seja dita: eles também esbanjam alegria e bom humor.

Ah, querem saber? As cadeiras do estádio bem que mereciam estar mais limpas. Como ainda devem haver obras por ali, havia bastante cimento e restos de tinta. Pra quem passou o jogo de pé, sem problemas. Mas vale o capricho até a Olimpíada!

Nenhum comentário: