sexta-feira, 25 de abril de 2008

A camiseta da seleção. Que camiseta?


China e Tailândia empatam em 3 a 3 em amistoso em março
Foto: Zou Zheng, Agência Xinhua

Camiseta da seleção chinesa de futebol masculina é um mistério. Não o desenho da camiseta, até porque ela estampa banners gigantes de propaganda da Adidas, a patrocinadora, país afora. Vermelha, é essa aí que o jogador Li Weifeng está vestindo - aliás, no dia em que ele completou 100 jogos vestindo a camiseta!

Agora, quer comprar a camiseta? Esqueça! Minha irmã esteve aqui em fevereiro, queria levar o mimo de presente na volta ao Brasil. Sério, entramos em TODAS as lojas do patrocinador por que passamos tanto em Beijing quanto em Shanghai. Pouco importava se o banner gigante com a camiseta vermelha era a principal peça publicitária a chamar para a loja. A resposta dos vendedores foi sempre a mesma:

- Meiyou (没有)! - que mesmo quem não sabe chinês já sacou, né? É "não tem".

E continua não tendo. Fui procurar dia desses em uma loja grande, num shopping chique, onde havia o fotão de um jogador vestindo a camiseta. Ela, pra vender, no entanto, esqueça...

Bom, a explicação parece ser bem simples, não que eu tenha perguntado muito, mas realmente futebol não é o esporte que empolgue os chineses. No entanto, tem um detalhe que chama a minha atenção: o Ninho de Pássaro, o estádio menina dos olhos desta Olimpíada, será a sede da final de futebol masculino. Ou seja, por aqui, eles podem até nao curtir muito. Mas sabem a importância que precisam dar pra esta modalidade.

Os 100 jogos de Li

A foto é de uma partida amistosa entre China e Tailândia, em Kunming, no dia 15 de março. O resultado foi também amistoso, empate: 3 a 3.

Nenhum comentário: