segunda-feira, 28 de abril de 2008

Visitas ilustres


Cama de casal na casa que visitamos em Houhai (后海)
Foto: Guia turística dona de um inglês assim, assim

Desde domingo, estão aqui comigo a Tati Klix, autora do blog Ida&Volta, e a Irmgard (figura graças a qual muita gente pegou carona para Machu Picchu).

A Tati já começou a contar as aventuras chinesas, e sempre acho uma delícia ver nos outros as novidades que pra mim não são tão novas. A cereja do bolo desta vez, e que vocês vão acompanhar pelo olhar da Tati o que se descobre pelas ruas de Beijing - e de Shanghai, Hong Kong, Macau... e outras cidades no roteiro desta viajante (eu, aliás, vou acompanhá-la um pouco pela trip chinesa).

Sempre turista

A foto que ilustra este post foi tirada em uma casa tipicamente chinesa dentro da região de Houhai. Tipicamente chinesa significa uma moradia retangular, com um pátio no meio, cuja distribuição dos cômodos demonstra a hierarquia e o poder da família.

Avós - ou pais - ao fundo, filhos mais velhos ao leste (ponto cardeal considerado "melhor"), porta a sudeste.

A rápida explicação sobre a arquitetura tão típica chinesa teve um preço: 20 yuans. Algo por cerca de 10 minutos. Na conversão para o real, sai barato, em torno de R$ 7. Mas por aqui, achei até salgado. E fomos levadas ao local pelo tiozinho do riquixá. Imagino que seja tudo para ganhar um troco ali, outro troco aqui.

Mas que fazer turismo e bom, e bom, não?

Nenhum comentário: