terça-feira, 8 de abril de 2008

Qingming Festival


Mulher homenageia seus mortos na cidade de Changchun, na província de Jilin
Foto: Wang Haofei/Agência Xinhua

A última sexta-feira foi o dia de homenagear os mortos aqui na China, em razão do festival QingMing (清明节), ou, na tradução, o dia para varrer os túmulos. Neste ano, houve o primeiro feriado em razão da data. Até então, o dia de homenagens não era feriado. A novidade aconteceu porque o feriadão de uma semana em comemoração ao 1°de maio foi desmembrado.

Em Beijing, se registrou recorde de visitantes nos cemitérios, uma cifra de mais de 2,2 milhões.

Mas e como se dá esta homenagem? Os parentes vão ao local onde estão enterrados os seus mortos e os levam flores, oram, acendem incensos e levam bebidas e comidas - como é possível ver ali na foto.

- E o que acontece com a comida? - perguntei ao meu colega Sebastião.

Ele explicou: após as orações, os parentes que estão ali reunidos recolhem os quitutes e fazem o lanche.

Ainda sobre mortos e comida, uma dica de etiqueta chinesa: nunca deixe seus dois palitinhos (os kuazi (侉子), em chinês, ou hashi, em japonês e como ficou popularizado no Brasil o par de palitos que fazem às vezes de talheres) JAMAIS devem ser deixados espetados na comida, na vertical. Por quê? Porque lembra justamente a posição dos incensos sobre os túmulos para homenagear quem já se foi. Ou seja, você estaria praticamente desejando a morte de quem está partilhando a refeição com você.


QingMing


O QingMing é um festival tradicional chinês que ocorre no 104º dia após o solstício de inverno - ou 4 ou 5 de abril.

Nenhum comentário: