terça-feira, 24 de março de 2009

Blog de luto



O chef paraibano Valdenir Augusto de Souza, o Paraíba, 35, morreu na noite desta terça-feira em Beijing, vítima de um acidente de moto. Paraíba morava na China desde 2004, quando veio para cá trabalhar no restaurante Alameda, de cozinha brasileira, com inspirações múltiplas, fusion cuisine. O toque de Paraíba deu tão certo que o restaurante foi eleito o melhor de Beijing por três anos consecutivos e até hoje, se quiseres provar, a dica é reservar.

Conheci o Paraíba logo que cheguei aqui, em 2007, e ele era figurinha fácil. Boa pinta, bom papo, não era difícil parar para dois dedos de prosa. Num destes dias, ele contou um pouco sobre a vida.

Adolescente, foi pro Vale do Paraíba (em casa, praticamente), em São Paulo, para tentar uma vida melhor, fugir das condições financeiras ruins que tinha em Cajazeiras, onde nasceu. O primeiro emprego foi numa quitanda. Ali, tirava uns trocados, mas bem pouco. De tanto vender verdura em porta de restaurante, um dia foi convidado pra trabalhar como ajudante de cozinha. Foi. Uns trocos a mais fariam diferença.

Paraíba tomou gosto pela coisa e de ajudante passou a chef e como chef passou a ser reconhecido em São José dos Campos. Foi por isso que, em 2004, seria convidado para uma aventura chinesa, caminho que fez sem medo e onde garantiu sucesso, tranquilidade financeira e amigos. A saudade é que incomodava. Uma vez por ano, ia ao Brasil ver a mulher e o filho, além do restante da família.



Aqui, deixo o link de uma entrevista de Paraíba para a TV Estadão, na época da Olimpíada. Naquele dia, fui ao Alameda com os amigos Nilton Fukuda, Daniel Piza e Felipe Machado. O Felipe tratou de entrevistar o Paraíba, que fez bonito no vídeo. Confiram.

**

As duas fotos deste post são do arquivo pessoal do Paraíba, da página dele no Orkut. Creio que ele não vai se importar. Todo orgulhoso de seus experimentos culinários, deixo aí um peixinho de dar água na boca. A primeira imagem é da equipe na cozinha do Alameda.

3 comentários:

kika disse...

Putz. Acho que já tinha lido sobre o restaurante no blog de uma outra brasileira que mora aí em Beijing.
Tive um avô que também morreu quando estava fora do país e foi bem complicado de levar o corpo de volta. Espero que a família do Paraíba não precise passar por mais esse sofrimento.

E só pra responder teu comentário no meu blog, sou gaúcha também e vim pra china em janeiro do ano passado. Durante a semana moro no dormitório de uma universidade em Guangzhou e nos finais de semana vou pra casa da minha madrinha em Dongguan.

Anônimo disse...

Estou em estado de choque.... Estava dando uma olhada no teu blog e me deparei com essa notícia..
Paraíba era uma pessoa iluminada, generosa, sempre sorrindo, e um talento na cozinha. Que feijoada... Logo que cheguei a Beijing, com dois filhos pequenos, não sabia onde encontrar feijão! Descobrí o Alameda e, depois do almoço, pedí para falar com o chef - queria saber onde comprar o pretinho por essas bandas. Ele, caladinho, foi à cozinha, encheu uma embalagem de feijão e me deu. Disse: é pro menino não passar vontade..
Vai deixar saudades..

Jana Jan disse...

Deixa saudades, sim. Todos que falam sobre ele falam com muito carinho.