sexta-feira, 24 de julho de 2009

E a dona Rebiya expulsa hans

A estas alturas você já sabe que a inclusão do documentário australiano The 10 Conditions of Love (As 10 Condições do Amor, numa tradução livre) no Festival de Cinema de Melbourne provocou a saída de três cineastas chineses da mostra, que se inicia hoje e dura 17 dias.

Os diretores Chinese Jia Zhangke, Tang Xiaobai e Zhao Liang anunciaram que se retiravam do festival nesta quinta-feira. Segundo eles, foi uma decisão pessoal em decorrência da exibição de The 10 Conditions..., documentário de 59 minutos produzido neste ano e que conta a história de Rebiya Kadeer, a ex-milionária uigur que deixou a China em 2005 e é acusada de ter incentivado os protestos que resultaram na morte de quase 200 pessoas no início deste mês em Urumqi, a capital de Xinjiang. Kadeer é acusada de promover separatismo e outros quetais que afetam a tão proclamada harmonia da sociedade - gigante, complexa e multiétnica - chinesa.

O jornal em inglês China Daily traz uma matéria hoje (http://www.chinadaily.com.cn/china/2009-07/24/content_8466373.htm) em que tanto Jia quanto Tang explicam que deixaram o festival por iniciativa própria, visto que a exibição do documentário sobre Rebiya é uma afronta à China.

Tem tanta coisa neste caldo. China e Austrália vêm se estranhando faz um tempinho. Os chineses queriam muito abocanhar parte da gigante Rio Tinto, uma das maiores mineradoras do planeta, num negócio que acabou barrado pelo governo australiano - haveria risco de ficar na mão de Beijing? Depois, foi descoberta espionagem envolvendo funcionários da Rio Tinto na China.

Num clima de talvez até nem tão propositais afrontas, o documentário sobre Rebiya será exibido no dia 8 de agosto. Os ingressos já estão esgotados, e a curisiodade fica por conta da data. Será o primeiro aniversário da abertura da Olimpíada de Beijing. Num ano de tantos aniversários sensíveis para Beijing, bem que este é de se comemorar.

Eu não posso assistir aqui, mas você pode ter uma mostra de o que o australiano Jeff Daniels realizou aqui www.youtube.com/watch?v=qxiGQ9uacgs.

Nenhum comentário: