sexta-feira, 24 de julho de 2009

E a TV chinesa agora fala árabe

A partir de hoje, 24 de julho, a televisão estatal chinesa, a CCTV, tem um canal em árabe, a exemplo do que já ocorre com a pioneira em inglês e as seguintes francesa e espanhola. Os canais em português e em russo são os próximos da lista, segundo plano anunciado no início do ano na mídia em Hong Kong.

O objetivo é simples, divulgar a visão de mundo chinesa, na língua daqueles que se pretende alcançar. No caso árabe, os episódios em Xinjiang aceleraram os planos. É bem verdade que o canal já estava sendo preparado e o pessoal contratado desde o início do primeiro semestre. Mas o cronograma previa um lançamento algo entre setembro e outubro. Aí corre todo o mundo e ação. Ah, claro que ninguém reconhece o motivo da antecipação, não oficialmente.

O canal lançado hoje terá transmissão de 24 horas, focado em notícias, educação e entretenimento. Os programas especiais, como documentários e de aulas de chinês, por exemplo, serão transmitidos seis vezes ao dia. O resto é notícia.

Segundo o vice-presidente da CCTV, Zhang Changming, a TV chegará via satélite ao Oriente Médio, região da Ásia Pacífico e África, num total de 200 milhões de potenciais espectadores.

Nenhum comentário: