terça-feira, 31 de março de 2009

1º de abril ou pirataria de pandas?

O panda é lindo, poderia dizer Caetano, né não?

Na real, Caetano e a torcida do Flamengo do mundo inteiro acham o panda fofinho. Os bichos em preto e branco, no entanto, desempenham papéis muito mais relevantes do que apenas transformar adultos em crianças e crianças em criaturinhas enlevadas pelas bolinhas blase de pelo chinesas. Pandas têm função diplomática também.

Quer ver o caso de Taiwan? Há três anos o governo chinês ofereceu um casal dos ursos ao zoo de Taipei. Mas durante a gestão de Chen Shui-bian, não houve conversa. Em maio, quando Ma Ying-Jeon, visto com mais simpatia por Beijing e tido como um concilidador nos temas espinhosos para os dois lados do estreito, resolveu aceitar o mimo.

Pois bem, em dezembro, Tuan Tuan e Yuan Yuan chegaram a Taipei. O gesto do governo chinês, que já se estendeu a países como Austrália, Japão e Estados Unidos, pega superbem. Os bichos estão em extinção, estima-se que haja pouco mais de 1,5 mil exemplares vagando à procura de bambu por aí. Um dos motivos para a escassez de pandas residiria no parco apetite sexual da espécie. A fêmea entra no cio de dois em dois anos e o panda macho é macho, mas parado que só. Além de demorar pra tomar uma iniciativa, parece que não é lá muito criativo e só faz um sexo preguiçoso e na mesma posição sempre. Acho que as pandas tão querendo uma renovada, sei lá, e se fazem de difíceis.

Pois esse não seria o comportamento da dupla Tuan Tuan e Yuan Yuan, cujos caracteres juntos (tuan e yuan) significam união. Parece que eles gostam de se unir bastante, segundo reportagem de hoje do jornal taiwanês Taipei Times. A responsável por eles no zôo, Connie Liu, disse que eles são tão ativos sexualmente que chegam a constranger pais e crianças. Panda é panda, mas o sexo dos pandas não seria tão fofinho assim.

Opa, o problema é justamente esse. Ser ou não ser panda, eis a questão. A reportagem diz que os pandas não são pandas, mas ursos selvagens de Wenzhou, outra região aqui da China. Seria primeiro de abril? A reportagem, eu digo. Não me passa pela cabeça que Taiwan teria recebido pandas falsos.



Ainda segundo a reportagem, o casal teria sido tingido, e agora os pêlos estariam aparecendo. Os pêlos marrons. O texto diz que o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Qin Gang, teria manifestado, por meio de um comunicado, que o governo chinês "espera que os amigos de Taiwan gostem dos raros ursos de Wenzhou dados como presente". Como não sei procurar muito em chinês, não achei este comunicado.

Mas, sério, tou custando a crer. Não seria por demais arriscado presentear ursos falsos justamente quando se trata de um mecanismo diplomático para aproximar regiões? O Taipei Times compara o escândalo ao do leite em pó contaminado por melamina, que deixou mais de 300 mil bebês doentes, a maioria com pedras nos rins, e provocou duas mortes.

Eu ainda tou pra ver se não é uma bela história de 1º de abril. Se for verdade, é a mentira mais legal dos últimos tempos.

**

A foto eu roubei daqui.

Um comentário:

Anônimo disse...

Parece que era mesmo uma mentira do primeiro de Abril.