terça-feira, 21 de abril de 2009

Burrocratices


Hoje precisava pegar o metrô duas vezes, para ir e voltar de Xuanwumen (宣武门), onde moro e trabalho. O destino seria Dawanglu (大望路), onde sigo firme e forte nas sessões de acupuntura. Superesperta, resolvi comprar dois cartões de metrô, a fim de poupar tempo na volta.

Chego no guichê eletrônico de Dawanglu, meu bilhete não funciona. Pergunto para uma moça, ela manda eu ir ao guichê, onde há uma fila para comprar os tíquetes. Foi-se o tempo poupado.

No guichê, a moça pergunta se comprei o cartão em Xuanwumen, e digo que sim. Ela gentilmente troca. E eu me pergunto: Se apesar de Beijing ter uma infinidade de linhas, o que você pode ver no mapa abaixo, uma viagem tem o mesmo valor, então por que cargas d'água só posso usar o bilhete que comprei em Xuanwumen em Xuanwumen e assim sempre para todas as outras estações?



Só pra constar, antes não comprava bilhetes porque tinha um cartão permanente, roubado junto à minha carteira.

Nenhum comentário: