quarta-feira, 22 de abril de 2009

E do Google nasceu um blog

Este post, originalmente, foi escrito para a rede Interatores. Mas achei por bem reproduzi-lo aqui. Quer dizer, fiz umas modificações no texto, mas a informação é, basicamente, a mesma.

Wang Jianshuo é um dos autores de blogs escritos por um cidadão chinês em inglês mais importantes da infosfera chinesa.

Morador de Shanghai desde 1995, Wang escreve desde 2002 todos os dias. O Google foi decisivo. Em 2000, ele havia escrito sobre o aeroporto internacional de Pudong, em Shangai. Publicou em algum canto da internet e um dia, ao fazer um busca no Google sobre Pudong, percebeu que havia apenas um texto em inglês sobre o local. O dele. Então decidiu que escreveria em inglês um artigo por semana. Eu achei tri bacana a história.

Pra melhorar, como veio o blog? Em 2002, recebeu um pedido de entrevista e concedeu. Só depois percebeu que não estava falando para um jornalista no sentido mais formal da palavra, mas para um blogueiro. E aí ele se encantou com o maravilhoso mundo das possibilidades de dividir o conhecimento com um determinado grupo de interesse.

Que grupo seria esse? Bueno, escrevendo um artigo por dia, parece que Wang escreve sobre tudo um tanto. É mais ou menos assim, mas não bem isso. Segundo ele, os temas escolhidos têm de ter a ver com Shanghai e têm de afetar a vida das pessoas de alguma forma. Sejam elas moradoras, turistas, gente de passagem pela cidade.

E eis o nosso garoto Microsoft, agora Ebay, mandando ver na informação. Anyway, o Google já te fez achar um nicho?

Nenhum comentário: