sexta-feira, 10 de abril de 2009

Repeteco - ou cobra dobrado

A quem interessar possa, este é o post de número 500 deste blog. Para marcar o número, vou republicar um post de que gostei muito num outro blog que gostei muito de escrever, o China in Blog, que durou de dezembro de 2007 a dezembro de 2008. Segue o baile. Quer dizer, o post.



Cobra dobrado

Ontem fui a um dos restaurantes mais estranhos aqui de Beijing, o Guolizhuang - pelo menos na minha concepção. Estranho pelos pratos que oferece: uma infinidade de sopas, ensopados, cozidos, saladas e até bebidas preparadas com pênis ou testículos de animais. Em alguns casos, um sanguezinho cai bem, como o de cervo, que, misturado a um aguardente de sorgo promete milagres! Sim, milagres afrodisíacos, se é que foi nisso que você pensou.

Aberto a homens e mulheres, o restaurante teria mais apelo masculino, digamos assim. Isso porque a crença segundo a Medicina Tradicional Chinesa é de que a ingestão destas iguarias traria potência sexual. Aliás, para nós, meninas, há que se evitar alguns ingredientes, como o testículo de boi, que, segundo os chineses, pode engrossar a voz e trazer pêlos ao rosto. Alguns pênis, no entanto, dão mais vigor a pele das mulheres, ou seja, também podemos comer pensando nos benefícios a nossa saúde e beleza - e não apenas ficarmos pensando que vai trazer algo de bom para o namorado, marido, amigo, amante. Bem, quer dizer...

Voltando ao restaurante. O cardápio do Guolizhuang é amplo. Oferece pênis de cachorro, de touro da Mongólia, de urso de não sei onde e por aí vai. Os preços variam de acordo com os animais. Quanto mais exóticos, mais caros, como o caso de focas canadenses, cujo prato com um pênis é vendido a mais de R$ 770 (e é preciso ser encomendado com antecedência. Além disso, é preciso comprar a iguaria fora da China. O cliente encomenda, paga e depois vai receber uma ligação do dono do restaurante dizendo que o prato será servido. Em dia incerto e não sabido).

Uma garçonete acompanha os preparativos, explicando os benefícios de cada ingrediente. Pena que é em chinês (claro, a gente está na China) e muitas das explicações foram perdidas. Mas a incursão no restaurante foi didática, mesmo que seja anatomicante falando. Graças a ela, fiquei sabendo que o pênis dos cães tem uma cartilagem e que as cobras (assim como os lagartos, pesquisei depois) possuem hemipênis, ou dois orgãos copuladores - apesar de somente um hemipênis ser introduzido de cada vez no corpo da fêmea durante a cópula. Para o jantar, os dois orgãos vem juntinhos.

A verdade é que fui com amigos, registrei, me diverti, mas não cedi aos - supostos - apelos afrodisíacos. Achei que poderia passar minha existência sem comer tais quitutes, motivo pelo qual eu não tenho como contar o gosto, a textura, etc. Quem comeu, aliás, ainda não me contou se os tais orgãos garantem o efeito prometido. Caso a satisfação não seja garantida, no entanto, duvido que você obtenha seu dinheiro de volta.

Aliás, falando em preços, discutíamos o sexo dos animais e quanto custavam cada um de seus órgaos quando perguntei:

–No caso das cobras, que têm dois pênis, praticamente, o preço fica pela metade?

–Não, cobra dobrado – respondeu prontamente meu amigo Bernardo Brasil, num dos trocadilhos involuntários mais perfeitos que já ouvi até agora. Tudo bem, talvez você não ache, mas eu achei engracadíssimo. Eu tenho problemas com trocadilho, admito.

Nenhum comentário: