domingo, 19 de abril de 2009

O gato diz adeus

Estou super Porto Alegre aqui em Beijing. Quem está na capital gaúcha tem outro convite meu: ir ao lançamento do O gato diz adeus, o novo romance do Michel Laub, gaúcho radicado em São Paulo há uma pá de anos.



Dia 22, próxima quarta-feira, ele autografa o livro na Palavraria, que fica na Vasco da Gama, 165. Eu não estarei por lá, então adoraria que vocês fossem. Garanto que é leitura deliciosa. Do Michel, só soube que o livro está "lindão". Espero que outro amigo leia pra me contar depois. Meu exemplar, só em dezembro, nas férias no Brasil.

O Segundo Tempo

Conheci o Michel numa bela noite de CHOPE na Vila Madelena, em São Paulo, quando fui encontrar um amigo em comum, o Marcelo Carneiro da Cunha. Eu estava superinteressada no chope, pra dizer a verdade, artigo inexistente aqui na China e uma das minhas paixões. E, bueno, aquela era a primeira vez que eu estava experimentando chope nas minhas férias no Brasil, o que já seria mais do que suficiente para me deixar muito de bom humor. Como aquele era um dia de sorte, a companhia dos meninos só fez melhorar o que já estava muito bom e saí de lá com uma baita vontade de ler o que o Michel já havia escrito.

Bueno, no Natal, minha irmã me deu O Segundo Tempo de presente, romance do Michel lançado em 2006. Caso você ainda não tenha tido o prazer de ler, aqui tem um trecho, mas eu super recomendo comprar. Nem precisa sair de casa - ai, saudades das livrarias que entregam livro em português pra gente (!).

Eu li o romance no dia 25 de dezembro, enquanto tomava sol em Curumim, a praia de estimação da família, no litoral norte gaúcho. Posso dizer que foi a leitura que fez o dia mais agradável, mas a crítica do livro eu superpasso porque nunca soube fazer, acho que nunca saberei. Para mim, no entanto, reforçou a crença de que a gente se torna mais cético ao longo do tempo. Mas você pode ter outra interpretação, e espero que tenha. Repetindo, espero que leia.

Aliás, Maíra, por que tu não vai à Palavraria pegar um autógrafo pra mim?

***

Conexão São Paulo


Dia 27, o Michel lança O gato diz adeus na Mercearia São Pedro (Rodésia, 34, na Vila Madalena). Se quiseres ser pontual, chegue às 19h.

Nenhum comentário: