domingo, 19 de abril de 2009

Golpe de mestre

Você que me lê por aqui provavelmente já ouviu falar de Jackie Chan, 55, e caso não conheça a estrela chinesa de filmes de kung fu, logo abaixo tem uma foto da carinha para refrescar sua memória. O clique é da página oficial do ator, durante filmanges de alguma coisa em Shinjuku, que, segundo o que me consta, é um bairro japonês. Deve ter alguma coisa sino-japonesa vindo por aí.



Chan figura em diversas propagandas por aqui, durante a Olimpíada, era quase mais famoso do que astros esportivos locais, como o jogador de basquete Yao Ming e o medalhista dos 110m com barreira em Atenas, Liu Xiang.

Pois neste sábado, Chan saiu das telas para entrar em cena e agradar uma plateia de elite, a de líderes políticos chineses, que junto a outros governantes da Ásia estavam reunidos em Hainan, ilha ao sul da China, para o Fórum de Boao. O evento anual seria a versão asiática do Fórum de Davos.

Pois bem, diante destes senhores, Chan, segundo a agência de notícias AP, foi breve:

- Eu não tenho certeza se seria bom ter liberdade ou não. Eu estou realmente confuso. Se você é livre, será exatamente como Hong Kong é hoje em dia. Super caótico, assim como Taiwan é caótica – disse o ator, que, aliás, é de Hong Kong.

A estrela do cinema – que tem uma legião de fãs por aqui, onde é conhecido como o Dragão Cheng, ou 成龙 – foi ainda mais querida para com o público que o assistia.

- Eu estou começando a sentir que os chineses precisam ser controlados. Se não for assim, faremos apenas o que quisermos – disse o ator.

Ao avaliar os jovens chineses, Chan disse que eles preferem o que outros (apesar de eu não ter entendido exatamente quem são estes outros) fazem, não o que os chineses fazem. Bueno, talvez ele também.

- Se eu preciso comprar uma TV, definitivamente comprarei a de uma marca japonesa. Uma chinesa poderá explodir.

Bom discurso para um encontro onde a maioria era de líderes chineses. Se tivesse Olimpíada de novo, garanto que ele novamente seria convidado para cantar na cerimônia de encerramento. Apesar de eu ter ficado de cara com a fala do astro cinematográfico, às vezes, sou obrigada a concordar com ele. Alguns produtos chineses são realmente uma bomba.

**
Página em português do gajo.

Nenhum comentário: